quinta-feira, 28 de maio de 2009

Querido diário: Doug Funnie!


"Doug" é uma das séries de animação mais divertidas e inteligentes já criadas. Baseada em livro inédito de Jin Jinks, a série, também criada por ele, foi o primeiro desenho original do canal Nickelodeon.
Doug Funnie (na verdade, Douglas Yansee Funnie) começa a série com 11 anos de idade. Ele é o mais novo morador da cidade de Bluffington, a capital mundial de adesivos para carro, morada das empresas BluffCo. Ele mora com a mãe, o pai, a irmã artista Judy e o esperto cachorro Costelinha, seu melhor amigo "não humano" que vive em um iglu. Em sua fase de adaptação na nova cidade, Doug conhece seu melhor amigo, o engraçado Skeeter Valentine, um sujeito desligado, porém muito inteligente, que adora fazer ruídos estranhos com a boca. Ele conhece também sua grande paixão, Patti Mayonnaise, uma jovem bonita e simpática que curte esportes. E ainda esbarra em Roger Klotz, garoto cheio de marra que se torna seu rival.

Os conflitos vividos por Doug retratam com certa fidelidade os conflitos da pré-adolescência de qualquer garoto, aquela fase difícil em que já se é velho demais para certas atitudes e jovem demais para outras. Ele narra seu cotidiano ao escrever num diário todas as suas dúvidas, anseios, alegrias e tristezas. Doug é extremamente criativo e imaginativo, procurando resolver seus problemas buscando imaginar o que faria determinado herói. Entre esses heróis, Doug se imagina o agente secreto Smash Adams, ou O Camaleão, ou ainda o Homem-Codorna. Este último é um personagem de HQ criado por ele que usa uma cueca por cima da calça e um cinto na cabeça, cuja principal arma é o "olho da codorna", que deixa os inimigos fracos e estupefatos. Entre os principais inimigos do Homem-Codorna está o dr. Klotzstein, baseado em Roger Klotz, e entre seus amigos está o parceiro Cãodorna (baseado no Costelinha) e o Mosquito Prateado (herói de Skeeter).

"Doug" traz ainda personagens secundários marcantes, como o estranho vizinho sr. Dink, um sujeito boa-praça amante de tecnologia. Para ele, tudo é sempre "muito caro". Há ainda os outros amigos de Doug na escola, como Beebee Bluff, herdeira da BluffCo, o esportista Chalkyn Studybacker, e a jovem Connie. Além, claro, da professora senhora Wingo e do terrível vice-diretor Lamar Bone. E não podemos esquecer do prefeito de Bluffington, White ("vote em mim!"), que acaba perdendo a última eleição para prefeito para a senhora Dink.

A série "Doug" é dividida em duas fases. A primeira, e melhor, tem 52 episódios que foram produzidos entre 1991 e 1994, trazendo duas histórias por episódio (salvo exceções). Esta foi a fase original da Nickelodeon. Quando a Disney comprou a Jumbo Pictures, responsável pela produção de "Doug", foram produzidos novos episódios e a série passou a se chamar "Disney's Doug". Nesta fase várias mudanças acontecem: os personagens estão mais velhos, Doug se torna menos imaginativo e as tramas mais fantasiosas, Connie está magra, Roger fica rico e deixa de ser o principal rival de Doug (que passa a ser Guy, um rapaz da oitava série), Patti aparece de cabelos curtos, todos agora estão na sétima série e estudam no novo colégio Beebee Bluff, cujo diretor é o ex-prefeito White, Doug ganha uma irmãzinha, Cleópatra Motoneta... Ufa!

"Doug" foi exibido no Brasil pela TV Cultura a partir de 1995 (um grande sucesso, se tornou a maior audiência da emissora, que o exibia às 20h). Depois passou para o SBT, Band e recentemente voltou para a Cultura, que o exibe às 13h30 e às 17h30. O canal Nickelodeon também manteve a série na grade por bastante tempo. Já "Disney's Doug" foi exibido no SBT, no extinto "Disney Club", e também no Disney Channel. A série da Disney ainda ganhou um longa-metragem, "Doug - O Filme", com uma trama fantástica envolvendo um monstro do lago que nada lembra as situações típicas da pré-adolescência. Uma pena!

Animação em série: Publicado toda quinta-feira.

Nenhum comentário: