terça-feira, 29 de setembro de 2009

As estreias (e o cancelamento) nos EUA


Movimentação total lá nos EUA com o início da fall season, ou seja, quando rolam boa parte das grandes estreias e o retorno de séries já consagradas. E, como a TV americana é cruel e não perdoa baixa audiência, eis que a primeira baixa já acontece: “The Beautiful Life” é cancelada depois de dois (!) episódios exibidos.

O drama sobre o mundo da moda era a principal aposta do canal The CW para esta temporada. Porém, a série amargou baixíssima audiência e já deu adeus à grade de programação da emissora. Estrelada por Mischa Barton e tendo Ashton Kutcher como um dos produtores executivos, “The Beautiful Life” realmente não agradou. Tive a oportunidade de assistir ao piloto e não é difícil concluir a razão da curta trajetória: a série é muito ruim. Pegaram todos os clichês possíveis sobre o mundo da moda e bateram num liquidificador, resultando num drama pobre e sem ritmo nenhum. Por aqui, o canal Sony já tinha confirmado a exibição. Será que mesmo assim vai ao ar? Não duvido. Canais brasileiros já exibiram várias vezes séries já canceladas nos EUA, mostrando, inclusive, episódios inéditos lá fora. Basta lembrar do final de “Dirty Sexy Money”, que foi exibido aqui antes de ir ao ar por lá (aliás, nem gosto de lembrar daquele final totalmente inconclusivo, que deu vontade de morder os cotovelos!).

Como já disse por aqui, o CW é um canal de baixa audiência nos EUA. Outras séries da emissora, como “90210”, “Melrose Place 2009” e “Smallville” também não registraram bons índices. “The Vampire Diaries” é que surpreendeu e obteve o melhor desempenho em estreias do canal.

Mas a fall season também trouxe coisas boas. “FlashForward”, da ABC, tratado como uma espécie de novo “Lost”, não decepcionou e apresentou um belo e empolgante episódio-piloto. Na série, todo o mundo desmaia por dois minutos e 17 segundos. Neste período, todos têm visões de onde estarão e o que estarão fazendo dali a sete meses. Agora, um agente do FBI vai juntar pistas e tentar descobrir qual a causa do estranho fenômeno. O gostinho “novo ‘Lost’” é completo com a presença de Sonia Walger, a Penny, e Dominic Monaghan, o Charlie, ambos do elenco da série da ilha.

Ainda não dá para saber se “FlashForward” se tornará um fenômeno como “Lost”, mas é bem provável que se torne um sucesso sim. Tem todo o potencial para isso. Por aqui, a série chegará em fevereiro de 2010, no canal AXN.

Séries em Série é a coluna assinada por este jornalista, publicada todas as terças-feiras no portal Tele História (http://www.telehistoria.com.br/).

Nenhum comentário: