
O pássaro é um dos personagens mais controversos da animação. Seu jeito politicamente incorreto é sua marca registrada. Para se dar bem, Pica-Pau mente, rouba gasolina, apronta e tira do sério personagens como Leôncio, Zeca Urubu, Meany Ranheta, Zé Jacaré, entre outros. Nos primeiros episódios, originais de Lantz, Pica-Pau abusava de sua esperteza e se dava bem sempre. Depois, com a necessidade de uma produção maior, Walter Lantz começou a deixar a criação nas mãos de diretores, como Alex Lovy e Shamus Culhame. Cada diretor dava sua visão do personagem, por isso o Pica-Pau variava cores, tamanhos e jeitos de ser.
Tanto que, nos últimos episódios da série clássica, produzidos em 1972, o pássaro tornou-se mais bobão, passível e carregador de lições de moral. Para tanto, ganhou a companhia de seus sobrinhos Knothead e Splinter (ou Toquinho e Lasquita), num jeito bem Disney de ser. A mudança também refletia um sinal dos tempos, em que a animação, antes um gênero cinematográfico como qualquer outro, passou a ser considerada coisa de criança.
No Brasil, "Pica-Pau" foi, durante anos, a vedete da programação infantil do SBT, tendo passado por praticamente todos os infantis da emissora. Em 2003, a Globo conseguiu tirar "Pica-Pau" do SBT e o exibiu na "TV Globinho". Porém, a série mais recente continuou nos quadros do SBT e o personagem era visto nas duas emissoras. Em 2006, no entanto, a Record fez valer seu contrato de exclusividade aos produtos da distribuidora Universal e adquiriu as duas séries. O personagem fez tanto sucesso na emissora, que passou a entrar nos mais diferentes horários. É "Pica-Pau" de manhã, de tarde e de noite. Tanta exposição, claro, cansou o bichinho, que viu seu espaço ser reduzido. Atualmente, "Pica-Pau" é exibido pela emissora em algumas praças. Na TV paga, a extinta Fox Kids exibia a série.
Animação em Série: Publicada toda quinta-feira.
Um comentário:
ola
estou procurando um episodio do pica pau que o jacaré coloca ele numa torta, e ela cresce bastante ficando imensa. sabe qual é esse episodio?
Postar um comentário