quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Sacanagem, SBT!


O SBT já está há um bom tempo mais acertando que errando com sua programação de séries. Tá, os horários são esdrúxulos, mas como eu já havia dito anteriormente, pelo menos eles existem. Existe o respeito pelo espectador, com episódios exibidos na ordem, temporadas novas de tempos em tempos etc. Mas, somente na última semana, duas pisadas na bola feias aconteceram.

Agora o domingo da emissora conta com três programas de auditório diferentes (além do "Roda a Roda" e da "Tele Sena"): "Domingo Legal", "Eliana" e "Programa Silvio Santos". Cada um deles com quatro horas de duração. Vamos combinar: é necessária mesmo essa duração gigantesca? Haja paciência! Se levarmos em consideração que, das quatro horas do "Domingo Legal", três delas são pura encheção de linguiça, é realmente questionável esse tempo todo. Mas o blog fala de séries, então deixemos essa discussão para o TELE-VISÃO, meu outro blog (http://www.tele-visao.zip.net/). O que precisa ser discutido é que, com tantas atrações de auditório, a tradicional faixa de séries das manhãs de domingo desapareceu.

Exibir séries aos domingos de manhã são uma constante no SBT desde os anos 1990. Passaram por ali "O Renegado", "Maré Alta", "O Policial do Futuro", "Hércules", "Xena", "Felicity", "Jack & Jill", "Lois & Clark", "The OC", "Smallville", "Chuck", "Veronica Mars"... e, mais recentemente, "Kyle".

Esta última, aliás, entrou na vaga enquanto os episódios inéditos de "Smallville" não eram liberados. Agradou tanto que emplacou, na sequência, sua segunda temporada. Temporada esta que agora foi cancelada em função do "Domingo Legal". Isso sem contar que "Veronica Mars" também havia perdido a vaga domingos atrás, pela mesma razão. Agora, a faixa de séries não existe mais. Ninguém sabe se "Kyle" volta ou não. E agora fica difícil saber se a emissora vai exibir a oitava e inédita temporada de "Smallville". A série continua no ar nas madrugadas (segundas para terças, em faixa local), mas seu público já estava acostumado com a exibição aos domingos. Merecia um horário mais acessível ou, ao menos, exibição em rede nacional. Até porque a oitava temporada de "Smallville" é realmente muito boa. Deu um up que a série realmente precisava. Mas é fato que ela teria que sofrer muitos cortes para a classificação liberar. Está meio violenta.

Enquanto isso, a emissora respeitou os fãs de "Ugly Betty" e "Grey's Anatomy" ao mantê-las nos dias respectivos, embora em horário ingrato, depois da mudança na linha de shows. Pelo menos não interrompeu a segunda temporada da primeira e a terceira da segunda (entendeu? hehehe...). "Ugly Betty" segue firme e forte com seu segundo ano cada vez melhor (o Daniel acreditando que Betty estava apaixonada por ele foi hilário!). Mas o terceiro ano de "Grey's Anatomy" acabou... e a série deixa a grade. Se o quarto ano algum dia será exibido na TV aberta é mais um daqueles mistérios da emissora mais feliz do Brasil.

O SBT considera daqui, desconsidera de lá, tapa aqui, descobre ali... Complicado. Se procura uma vaga na grade, a emissora tem um espaço das 17h15 às 20 horas aos sábados, somente com reprises de sitcoms e do "Roda a Roda". Essa faixa poderia muito bem ser ocupada por "Kyle" e "Smallville", por exemplo. Mas, pra não dizer que não falei de flores, a emissora estreia nas madrugadas de domingo a primeira temporada de "The Mentalist/O Mentalista" e a quarta de "Supernatural/Sobrenatural", a partir da meia-noite. Duas boas estreias.

TV Aberta em Série: Publicada toda quarta-feira.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu me ferrei, porque deixei para asssistir a "Smallville" no SBT, domingo de manhã, já acostumada com as temporadas passadas. A última esperança é o "Domingo Legal" virar "Sábado Legal" e as séries voltarem para domingo... No sábado à tarde pra mim é impossível acompanhar qualquer coisa.