Há 15 anos, começava uma das sitcoms mais divertidas e famosas da televisão mundial: "Friends". A simples fórmula alçou ao estrelato seus seis protagonistas e rendeu dez incríveis temporadas, acumulando uma quantidade de fãs-seguidores que a idolatram até hoje, mesmo que "Friends" tenha se encerrado já há cinco anos.
A série girava em torno de seis amigos inseparáveis: a patricinha Rachel Green (Jennifer Aniston) se re-encontra com a amiga do colégio e ex-gordinha Monica Geller (Courteney Cox-Arquette) ao fugir de seu próprio casamento e ir parar, vestida de noiva, no Central Perk, café onde Monica e seus amigos se reunem. Ali, ela conhece os vizinhos de Monica, o ator um tanto medíocre e de ideias fracas, porém conquistador, Joey Tribianni (Matt LeBlanc), e o irônico e piadista Chandler Bing (Matthew Perry). Há ainda a desligada Phoebe Buffay (Lisa Kudrow), que já dividiu o apê com Monica mas, ultimamente, se divide entre a profissão de massagista e faz performances com seu violão no café (com destaque para o hit "Smelly Cat", seu maior sucesso). Rachel também se re-encontra com Ross Geller (David Schwimmer), irmão de Monica que foi apaixonado por ela por toda a adolescência. Ross é um paleontólogo e professor, nerd e com a autoestima abalada após descobrir que a esposa o trocou por outra mulher. É deste encontro inusitado que o grupo se forma, para que juntos descubram as alegrias, tristezas, romances, decepções e outros tantos sentimentos que envolvem a vida adulta.
Rachel abre mão de sua vida de patricinha e vai morar com Monica, enquanto começa a ganhar a vida como garçonete do Central Perk. É naquele café e nos apartamentos de Monica e Rachel e Joey e Chandler que se passa a maioria das histórias.
No decorrer da série, o amor entre Rachel e Ross ressurge, porém cheio de idas e vindas. O principal casal da série namora por um bom tempo, mas passa outro bom tempo separado, entre breves recaídas. Numa dessas recaídas, os dois até têm uma filha, Emma. A neurótica e maníaca por limpeza Monica tem uma vida amorosa conturbada e acabará descobrindo um improvável amor por Chandler, com quem acaba se casando. Já Phoebe acumula uma enorme quantidade de namorados, dos mais variados tipos, mas resolve se casar justamente com o mais "normal" deles, Mike (Paul Rudd). E Joey, o grande conquistador da série, não se relaciona seriamente com ninguém, mas acabará balançado quando começa a pensar que nutre um sentimento justamente por Rachel. Enquanto os desenlaces amorosos vão acontecendo, as carreiras de todos passam por uma série de mudanças. Monica, que é chef de cozinha, chega a trabalhar como atendente numa lanchonete muito bizarra; Ross segue com uma vida acadêmica brilhante; Rachel abandona o avental do Central Perk para trabalhar no mundo da moda; Chandler segue em seu escritório, embora os amigos jamais saibam o que ele faz lá, afinal, até largar tudo e entrar no mercado publicitário; e Joey acumula participações em comerciais e teatro, embora seu papel mais expressivo tenha sido o de doutor Drake na soap opera "Days of Our Lives".
A série termina quando Monica e Chandler decidem deixar o apartamento dela para se mudar para uma casa no subúrbio ao lado de seus filhos gêmeos adotados, enquanto Rachel e Ross finalmente se acertam e decidem criar Emma juntos. Chegava ao fim uma das séries mais marcantes dos anos 1990.
"Friends" acumulou prêmios durante sua trajetória e chegou a figurar em segundo lugar na lista dos 50 melhores programas de TV da revista TV Guide em 2002. O episódio final foi assistido, em média, por 51.1 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Até hoje, as reprises da série são bem vistas e os DVDs de suas dez temporadas fazem sucesso. Criada por Marta Kauffman e David Crane, "Friends" teve 236 episódios e estreou em 22 de setembro de 1994.
E o sucesso deve continuar. Começaram a figurar nos jornais notícias dando conta de que a série finalmente vai virar um longa metragem. Boatos como esse já surgiram em várias ocasiões, mas agora começam a ganhar corpo. O jornal "Daily Mail" informou ontem (27) que o filme reunirá os seis atores principais e será produzido e roteirizado por David Crane e Marta Kaufmann. O longa de "Friends" deve estrear em 2011. No Brasil, "Friends" foi exibido pela Sony, Warner, RedeTV e SBT. A Warner reprisa a série até hoje.
Memória em Série: Publicada toda segunda-feira.
2 comentários:
Oi, André! Só um toque: no começo do texto você colocou "Há 15 anos atrás...". Isso é redundância: ou você usa "Há 15 anos..." ou "15 anos atrás...". Abraço!
Uia! Hahahaha! Tem razão! Já corrigi! Obrigado!
Postar um comentário