quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Séries podem ser exibidas como novelas?


Depois de eliminar a faixa de séries da manhã de domingo, que existia desde os anos 1990, o SBT lançou outra faixa, desta vez diária e num horário corajoso: o nobre. A intenção, claro, é aproveitar a costumeira rejeição inicial que acontece com primeiros capítulos de novela e tentar roubar uns pontinhos perdidos pela emissora líder de audiência. Por isso mesmo, escolheu o dia 14 de setembro, estreia de "Viver a Vida" na Globo, para lançar "Harper's Island: O Mistério da Ilha". Deu certo. A série conseguiu ampliar a audiência do SBT no horário, com seis pontos de média no Ibope registrados pelo primeiro episódio, e sete pontos no segundo. O programa anterior do horário, "SBT Brasil", raramente ultrapassava os quatro pontos no Ibope.

Com a nova estratégia, a direção do SBT consegue oferecer uma alternativa ao horário nobre, antes recheado de novelas e telejornais. Sabe-se que seriados costumam atingir, principalmente, um público mais jovem, ainda desinteressado por notícias e sem a menor paciência para novelas. Essa é uma boa visão, desde que se tenha em mente que jovens têm várias outras distrações além da TV, como sair com amigos, navegar pela internet ou jogar video games. Ou seja, a emissora não deve estranhar quando houver oscilações de audiência.

Porém, a estratégia de se exibir série em ritmo de novela se contradiz com a observação acima. Se o jovem não tem paciência para novela, cuja trama se arrasta por oito meses, por que terá com uma série com episódios diários? A ideia de Daniela Beyruti, diretora artística do SBT, é justamente respeitar o hábito de folhetim incorporado ao cotidiano do brasileiro, mas é uma ideia arriscada. Afinal, série não é novela. Seus episódios foram feitos para serem vistos uma vez por semana. Exibida diariamente, uma série terá sua temporada completa exibida em cerca de um mês. Ou seja, haverá uma troca constante de títulos, o que vai contra a teoria da fidelização de público. Além disso, há o agravante do histórico do SBT, que já lançou e dissolveu faixas de séries no horário nobre por diversas vezes. Se desta vez a emissora for firme, deverá ter consciência de que os números reagirão de acordo com a série no ar, já que algumas não tem apelo popular suficiente e podem não se sustentar num horário tão concorrido da TV aberta.

Porém, a escolha de "Harper's Island: O Mistério da Ilha" para inaugurar a faixa foi um acerto. A série tem uma única temporada de treze episódios, com uma trama fechada. Fora que é suspense, há um assassino misterioso e uma trama capaz de prender a atençao do público, o que o resultado de audiência já comprova ser eficaz. Exatamente por isso, "Harper's Island" funciona como uma minissérie e, assim, seus episódios exibidos diariamente não causam estranhamento. Mas o que acontecerá quando ir ao ar uma série como "Grey's Anatomy", por exemplo, que também tem apelo popular? Se a emissora optar por reprisar as três primeiras temporadas primeiro, os episódios inéditos do quarto ano só estreariam mais de dois meses depois. Aí, quando os episódios inéditos disponíveis acabarem, o prazo de espera para que a série volte ao ar será de cerca de um ano. O espectador terá paciência para isso? Na Globo funciona com "Lost", mas devemos lembrar que ali já se sabe que é uma programação de verão e que logo o "Jô" volta.

A ideia do SBT é boa mas, pelos pontos analisados acima, é fácil concluir que se trata de uma estratégia arriscada. Talvez o risco fosse menor se a emissora exibisse uma série diferente por dia. Mas, se houver paciência por parte da emissora e uma resposta positiva do público, pode ser a saída para que os fãs de enlatados finalmente encontrem seu horário cativo na TV aberta.

Uma dica: acesse o site da série "Harper's Island" em http://www.sbt.com.br/harpersisland/. Ali, já está disponível uma enquete para a escolha do próximo seriado a estrear. As opções são "Gossip Girl", "Supernatural", "Fringe" e "The Mentalist". Vote na sua favorita!

TV Aberta em Série: Publicada toda quarta-feira.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu acho que não tem problema passar uma série todos os dias (vide Rede Globo com "24 Horas", "Lost" e "Prison Break"). Pra mim, o único problema é o horário, em ambas as emissoras: na Globo é muito tarde e no SBT é muito cedo...

Britto disse...

Pensei que não fosse dar certo, mas estou gostando do resultado. Pra quem não gosta de novela, como eu, é um prato cheio!

Só não sei como vai ser quando colocarem séries com mais temporadas/episódios!...