terça-feira, 14 de julho de 2009

As loucuras do Warner Channel


Boa parte das minhas séries preferidas está no Warner Channel. Acho até que meu envolvimento com a Warner deve vir da infância, desde aquele logo em que o Pernalonga aparece apoiado em todo início de filme da distribuidora voltado à família, passando pela série de animação “Animaniacs”, em que os personagens (os irmãos Warner, veja só!) moravam na caixa d’água dos estúdios da empresa. A WBTV era um dos meus canais preferidos na infância, pois, nos anos 1990, os desenhos tomavam conta da grade: era “Ace Ventura”, “Pernalonga”, “Tiny Toons”, “Freakazoid”, “Histeria!”, entre outras pérolas.

O canal cresceu junto comigo. Quando o interesse pelos desenhos diminuiu e pelas séries aumentou, o Warner tratou de reformular sua grade, sumiu com os desenhos e começou a exibir grandes séries, como “Friends” e “ER”, que antes passavam por aqui pela Sony.

Mas não há afetividade que suporte as mudanças vistas no canal atualmente. Até parece a Record da TV paga, tamanhas são as mudanças na grade de programação. A infelicidade já começou quando anunciaram a faixa “Warner Movies”, no final do ano passado, que diminuiu consideravelmente o espaço das séries para exibir filmes, na maioria das vezes, batidos. E o que veio em seguida só fez aumentar a sensação de descaso.

A exibição diária de “Família Soprano” ficou só na promessa. Séries como “ER”, “Californication” e “Chuck” demoraram horrores para terem suas novas temporadas no ar. “Terminator” foi parar num horário tão esdrúxulo que eu nem sei mais qual é. A segunda temporada de “Pushing Daisies” já está saindo em DVD no Brasil, mas não há qualquer previsão de quando ela será exibida na TV.

Assim fica difícil! Depois reclamam do aumento de downloads ilegais pela internet. Não estou defendendo esta prática aqui, mas os senhores programadores de TV precisam entender que o fã não costuma ter muita paciência para esperar por estreias. Quando uma série demora pra chegar à TV, é natural que ele vá procurar na rede.

E o pior é que o telespectador paga para ver o Warner Channel. Respeitar esse espectador, portanto, é obrigação! É por essas e outras que o mercado da TV paga não cresce no Brasil. É difícil achar alguém que gosta de pagar para ser desrespeitado desta maneira. Uma pena!

Em tempo: a segunda temporada de “True Blood” estreia no próximo domingo, às 22 horas, na HBO. Eu não vou perder! E você?

Séries em Série é a coluna assinada por este jornalista, publicada todas as terças-feiras no portal Tele História (http://www.telehistoria.com.br/) .

Nenhum comentário: