Cultura e dinheiro. Arte e investimento. Artistas e funcionários públicos. De um lado, a paixão pela arte e a vontade de viver da criação. Do outro, a necessidade de um desenvolvimento cultural que permita retorno financeiro. Dilemas presentes no dia-a-dia dos profissionais da área cultural, que precisam realizar projetos artísticos que sejam artisticamente relevantes, e, ao mesmo tempo, economicamente viáveis e lucrativos. Dilema este que será abordado, com muito humor, em "Som & Fúria", nova minissérie da Globo.
"Som & Fúria" mostra os bastidores de uma companhia de teatro shakespeariana em crise. O protagonista é Dante [Felipe Camargo], diretor artístico da Companhia de Teatro do Estado [CTE] e sujeito dramático e angustiado que chega ao posto depois da morte de Oliveira [Pedro Paulo Rangel]. Ele tem vários “pepinos” para administrar. Entre eles, a convivência com Elen [Andréia Beltrão], seu grande amor do passado e uma das estrelas da companhia, que sofre por estar ficando velha e se ver perdendo personagens para atrizes mais jovens. Há ainda as intervenções de Ricardo [Dan Stulbach], o diretor financeiro da companhia, que vive preocupado com as contas e com o mau desempenho da temporada de Shakespeare. Ele se une a Graça [Regina Casé], uma inescrupulosa funcionária da Secretaria de Cultura que pretende transformar a companhia em uma grande empresa de musicais.
"Som & Fúria" é uma adaptação da série canadense "Slings and Arrows" [“estilingues e flechas”], realizada pela Globo em parceria com a produtora O2, de Fernando Meirelles, parceria esta que já rendeu séries como Cidade dos Homens e Antonia. Meirelles, diretor de longas como Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira, assina a direção da série ao lado de Toniko Melo, Rodrigo Meirelles, Gisele Barroco e Fabrízia Pinto. Em entrevista coletiva durante o lançamento da minissérie, o diretor afirmou que, no Brasil, pretende continuar dirigindo para televisão. “O alcance do veículo é absurdo. Você faz uma minissérie como essa e terá 20 milhões de pessoas assistindo. O cinema é muito mais caro e com um alcance muito menor”, disse ele, que acredita que a série possa voltar no ano que vem.
O grande elenco, rodeado de estrelas, é outro trunfo da minissérie. Além dos já citados, aparecem ainda Débora Falabella, Daniel Dantas, Leonardo Miggiorin, Paulo Betti, Chris Couto e Rodrigo Santoro, que vive o publicitário picareta Sanjay, entre outros.
"Som & Fúria" terá doze capítulos, exibidos de terça a sexta, sempre depois da linha de shows da Globo [Casseta & Planeta, Futebol, A Grande Família e Globo Repórter] a partir do dia 7 de julho.
Matéria escrita e publicada originalmente na Revista Paradoxo (www.revistaparadoxo.com), em 01/07/2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário