
Diz a lenda que a cada 200 anos (em média), Atena, a deusa da guerra e da sabedoria, vem à Terra, com a sagrada missão de impedir outros deuses de dominar a Terra e os seres humanos. Para cumprir sua missão, Atena conta com a ajuda de jovens guerreiros protegidos com armaduras sagradas intitulados cavaleiros. Juntos, lutam contra as forças do mal, num ambiente cheio de mitologias. A série "Cavaleiros do Zodíaco" narra as aventuras dos modernos cavaleiros de Atena, quando esta renasce no corpo de Saori Kido.

A série começa quando alguns destes jovens guerreiros retornam ao Japão e são convocados a participar da Guerra Galáctica, valendo a Armadura de Ouro de Sagitário (que Aioros também entregou à Mitsumasa). Mitsumasa já está morto e é a jovem Saori quem organiza o evento. O evento apresenta os cinco principais cavaleiros de bronze: Seiya, de Pégasus, Shiryu, de Dragão, Shun, de Andrômeda, Hiyoga, de Cisne, e Ikki, de Fênix, além dos cavaleiros de bronze "menores", como Jabu, de Unicórnio, entre outros. A partir do roubo da armadura de ouro, os cinco guerreiros santos passarão a lutar contra os mais poderosos inimigos, até descobrirem sua real missão e buscarem a destruição do Mestre do Mal para livrar o Santuário de Atena de seu domínio. Para tanto, terão que derrotar seus guerreiros, os cavaleiros de prata e os poderosíssimos cavaleiros de ouro, na lendária Batalha das Doze Casas.
Porém, o mal continua a surgir na Terra. Seiya e seus amigos terão que enfrentar os guerreiros de Azgard, quando a rainha Hilda de Polaris é dominada pelo anel de Nibelungos e decide destruir Atena. Depois, eles descobrirão que o Anel lhe foi oferecido pela re-encarnação do deus Poseidon, que pretende iniciar um novo dilúvio e recomeçar a vida na Terra. Assim, dá-se início a uma batalha no fundo do mar. Quando Poseidon finalmente é derrotado, os guerreiros santos ainda precisam derrotar Hades, o senhor do inferno, numa batalha sem precedentes.

"Cavaleiros" voltou ainda nos anos 2000, na tentativa de re-editar a febre. Ganhou nova coleção de bonecos, filmes foram relançados e a série foi exibida no Cartoon Netwok, na Band (que não soube aproveitar o potencial da série) e na Rede 21 (PlayTV). Inicialmente, só haviam as sagas Santuário, Hilda e Poseidon. Nos anos 2000 é que os produtores resolveram produzir a saga de Hades em animação, saga esta lançada em DVD no Brasil e exibida no Cartoon. Ainda foi lançado o longa "Prólogo do Céu", em 2006, nos cinemas brasileiros. O novo longa dá início a uma nova batalha, desta vez no Céu.
"Cavaleiros do Zodíaco" é a versão televisiva do mangá "Saint Seiya", criado por Masami Kurumada. Embora com roteiros esquemáticos e previsíveis, chama a atenção a maneira como os personagens e as ações foram todas inteligentemente baseadas na mitologia grega. Além disso, era impossível não encontrar uma criancinha disposta a berrar os nomes dos golpes dos personagens: "me dê sua força, pégasus!", "cólera do dragão", "corrente de Andrômeda", "pó de diamante", "ave Fênix" e cia. Para quem foi criança nos anos 1990 e viveu intensamente a febre inicial, provavelmente ainda guarda "Cavaleiros do Zodíaco" com carinho na lembrança. E agora tem os DVDs, o mangá (que foi lançado pela Conrad entre 2000 e 2003) e as novas aventuras que surgem. Vida longa aos santos guerreiros de Atena!

Animação em Série: Publicada toda quinta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário