quinta-feira, 16 de julho de 2009

Os defensores de Atena


O Animação em Série desta quinta-feira relembra a série animada japonesa (ou anime) responsável por um dos maiores "booms" da animação nipônica no Brasil: sim, amigos, é "Cavaleiros do Zodíaco".
Diz a lenda que a cada 200 anos (em média), Atena, a deusa da guerra e da sabedoria, vem à Terra, com a sagrada missão de impedir outros deuses de dominar a Terra e os seres humanos. Para cumprir sua missão, Atena conta com a ajuda de jovens guerreiros protegidos com armaduras sagradas intitulados cavaleiros. Juntos, lutam contra as forças do mal, num ambiente cheio de mitologias. A série "Cavaleiros do Zodíaco" narra as aventuras dos modernos cavaleiros de Atena, quando esta renasce no corpo de Saori Kido.
Quando ainda era um bebê, a pequena Atena foi vítima de um ataque do mestre Ares, líder do santuário de Atena e de seus cavaleiros, que estava dominado pelo mal. O jovem Aioros, cavaleiro de ouro de Sagitário, salva Atena e foge com ela, entregando-a ao velho milionário Mitsumasa Kido. Ele a cria como sua neta, dando-lhe o nome de Saori, e passa a buscar jovens para treiná-los, para que se tornem cavaleiros que possam proteger a re-encarnação de Atena na Terra.

A série começa quando alguns destes jovens guerreiros retornam ao Japão e são convocados a participar da Guerra Galáctica, valendo a Armadura de Ouro de Sagitário (que Aioros também entregou à Mitsumasa). Mitsumasa já está morto e é a jovem Saori quem organiza o evento. O evento apresenta os cinco principais cavaleiros de bronze: Seiya, de Pégasus, Shiryu, de Dragão, Shun, de Andrômeda, Hiyoga, de Cisne, e Ikki, de Fênix, além dos cavaleiros de bronze "menores", como Jabu, de Unicórnio, entre outros. A partir do roubo da armadura de ouro, os cinco guerreiros santos passarão a lutar contra os mais poderosos inimigos, até descobrirem sua real missão e buscarem a destruição do Mestre do Mal para livrar o Santuário de Atena de seu domínio. Para tanto, terão que derrotar seus guerreiros, os cavaleiros de prata e os poderosíssimos cavaleiros de ouro, na lendária Batalha das Doze Casas.

Porém, o mal continua a surgir na Terra. Seiya e seus amigos terão que enfrentar os guerreiros de Azgard, quando a rainha Hilda de Polaris é dominada pelo anel de Nibelungos e decide destruir Atena. Depois, eles descobrirão que o Anel lhe foi oferecido pela re-encarnação do deus Poseidon, que pretende iniciar um novo dilúvio e recomeçar a vida na Terra. Assim, dá-se início a uma batalha no fundo do mar. Quando Poseidon finalmente é derrotado, os guerreiros santos ainda precisam derrotar Hades, o senhor do inferno, numa batalha sem precedentes.

"Cavaleiros do Zodíaco" foi um sucesso mundial. No Brasil, chegou em 1994, na extinta Rede Manchete, onde era exibido dentro do infantil "Clube da Criança". Foi um estrondo! Os bonecos que representavam os personagens lançados pela Bandai (e com armaduras de metal, como a propaganda sempre frisava!) venderam como água naquele Natal. A série ainda teve seus longa-metragens lançadas em home video e um deles, "A Lenda dos Defensores de Atena", foi exibido nos cinemas, arrastando milhares de fãs ávidos por ver seus heróis preferidos na tela grande. Além disso, ganhou CD de música ("Pégasus, ajuda o teu cavaleiro..."), produtos licenciados e todo tipo de badulaque. A febre foi tanta que abriu espaço para outras animações nipônicas invadirem o Brasil, tanto na Manchete quanto no SBT. Logo vieram "Shurato", "Sailor Moon", "Samurai Warriors", "Guerreiras Mágicas de Rayearth", "Dragon Ball", "Fly - O Pequeno Guerreiro" e cia bela.

"Cavaleiros" voltou ainda nos anos 2000, na tentativa de re-editar a febre. Ganhou nova coleção de bonecos, filmes foram relançados e a série foi exibida no Cartoon Netwok, na Band (que não soube aproveitar o potencial da série) e na Rede 21 (PlayTV). Inicialmente, só haviam as sagas Santuário, Hilda e Poseidon. Nos anos 2000 é que os produtores resolveram produzir a saga de Hades em animação, saga esta lançada em DVD no Brasil e exibida no Cartoon. Ainda foi lançado o longa "Prólogo do Céu", em 2006, nos cinemas brasileiros. O novo longa dá início a uma nova batalha, desta vez no Céu.

"Cavaleiros do Zodíaco" é a versão televisiva do mangá "Saint Seiya", criado por Masami Kurumada. Embora com roteiros esquemáticos e previsíveis, chama a atenção a maneira como os personagens e as ações foram todas inteligentemente baseadas na mitologia grega. Além disso, era impossível não encontrar uma criancinha disposta a berrar os nomes dos golpes dos personagens: "me dê sua força, pégasus!", "cólera do dragão", "corrente de Andrômeda", "pó de diamante", "ave Fênix" e cia. Para quem foi criança nos anos 1990 e viveu intensamente a febre inicial, provavelmente ainda guarda "Cavaleiros do Zodíaco" com carinho na lembrança. E agora tem os DVDs, o mangá (que foi lançado pela Conrad entre 2000 e 2003) e as novas aventuras que surgem. Vida longa aos santos guerreiros de Atena!

Animação em Série: Publicada toda quinta-feira.

Nenhum comentário: