quarta-feira, 8 de julho de 2009

O saldo de "Força-Tarefa" e "Tudo Novo de Novo"


Já falamos demais sobre os casos de "Ugly Betty" e "Grey's Anatomy", não é? Vamos então partir para um outro assunto. Que tal falar sobre as séries nacionais da Globo?
Na última semana, a Globo encerrou as temporadas de "Força-Tarefa" e "Tudo Novo de Novo", suas duas apostas em seriados para o primeiro semestre. Pro segundo, devem vir "Aline", "Decamerão", "Cinquentinhas" e "Ó Paí, Ó". Com erros e acertos, pode-se dizer que as duas primeiras séries nacionais do ano foram bem-sucedidas.

"Força-Tarefa" pecou pela curta duração, o que deu pouco espaço para os personagens em detrimento da situação em si. Parecia até série dos anos 1970/80, em que a situação esquemática tinha mais valor que os personagens. Os próprios roteiristas devem ter percebido o erro e foram ajustando a série aqui e ali. Aos poucos, o seriado evoluiu e terminou bem. Merece voltar no ano que vem. Ainda sou mais "A Justiceira", mas "Força-Tarefa" foi um bom drama policial, sobretudo por tratar da Corregedoria da polícia, um tema bastante interessante.

"Tudo Novo de Novo" trouxe à Globo um seriado dramático, com pitadas de humor e muito romance. Foi leve, divertido, atraente e totalmente atual. Mais que a história de amor de Miguel e Clara, a série trouxe uma gama de situações. Porém, assim como "Força-Tarefa", os personagens secundários ficaram meio "de lado". E eles traziam boas histórias e tinham personalidades melhores delineadas que os próprios protagonistas. Temas como separação, filhos, drogas e homossexualidade foram expostos de maneira delicada e real.

"Tudo Novo de Novo" não fez sucesso na audiência e não deve voltar, mas foi uma bela experiência em dramédia nacional. Ainda espero que chegue um dia em que a emissora possa produzir algo no nível de "Brothers & Sisters", seriado com forte carga dramática, mas que não chega a ser um folhetim. Aliás, bem que alguma emissora aberta devia trazer "Brothers & Sisters", não?

Já foi bom ver a Globo fora dos seriados de comédia. No ano passado, lançou os chatos "Casos e Acasos", "Faça Sua História" e "Dicas de um Sedutor", que sumiram sem deixar saudades. A emissora já produz boas comédias, como "Toma Lá Dá Cá" e "A Grande Família", e não precisa dedicar mais espaço a elas. Já andam dizendo que "A Diarista" pode voltar. Acho desnecessário. "A Diarista" foi ótima, teve bons momentos e arrancava risos, mas seu tempo já foi. Até Claudia Rodrigues merecia algo maior e melhor que reviver a Marinete...

TV Aberta em Série: Publicada toda quarta-feira.

Nenhum comentário: