quinta-feira, 2 de julho de 2009

As miniaturas dos "Looney Tunes"


"Tiny Toon" foi uma das séries de animação mais divertidas já feitas pela Warner. Isso porque a série usava e abusava da metalinguagem, ao sempre revelar que os personagens estavam dentro de um desenho, ao mesmo tempo em que homenageavam os astros de "Looney Tunes".

"Tiny Toon" era protagonizado por Perninha e Lilica, dois coelhos inspirados em Pernalonga que lideravam uma galera moradora de Acme City. A cidade abrigava a Luniversidade Acme, onde os personagens estudavam para se tornarem verdadeiros astros de desenhos. E os professores não poderiam ser melhores: Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Frajola, Vovó e cia bela estavam no corpo docente da instituição.

A turminha de Perninha e Lilica era formada por "miniaturas" dos astros da animação da Warner. Compunham a turma o pato Plucky Duck (inspirado em Patolino), Presuntinho (Gaguinho), Roy Corrói (Taz), Valentino Troca-Tapa (Eufrazino Puxa-Briga), Felícia (Hortelino Troca-Letra), Frajuto (Frajola), Fifi (Pepe Le Gambá), Leiloca Pataquada (Melissa Duck), Coyote Coió e BipBip (Coyote e Papa Léguas), Sweetie (Piu-Piu), Fanhinho (Frangolino); e alguns sem inspiração específica, como o professor Caruncho e o Condorinho. Tem também o engraçadíssimo Cuco Dodô, filho do Dodô que apareceu no curta animado do Gaguinho "Porky in Wackland", que morava na Malucolândia.

Os episódios de "Tiny Toon" mesclavam tramas absolutamente metalinguísticas com aventuras mais "comuns", com os personagens circulando pelos arredores de Acme City. Normalmente eram Lilica, Perninha, Plucky e Presuntinho os astros principais, com Valentino como principal antagonista e Leiloca e Fifi como "coadjuvantes preferidos". Era sempre divertido o flerte de Plucky e Leiloca e Fifi e Presuntinho, além das manias de menino rico Valentino, e o amor incondicional aos animais de Felícia. Cada episódio trazia mais de uma trama, amarrada por cabeças apresentadas por Perninha e Lilica, que sempre ressaltavam que "não eram parentes". É antológico o final de cada episódio, trazendo personagens no centro dos círculos coloridos que formavam o logotipo do desenho dizendo uma frase engraçada. Uma das melhores é quando aparece Perninha e Lilica. Ele diz: "diga tchau, Lilica!". E ela: "tchau, Lilica". Genial!

Alguns episódios são inesquecíveis, como aqueles que traziam as lembranças de infância de Plucky. Num deles, o pai de Plucky o ensina a usar o vaso sanitário, mas ele se diverte mesmo é com a descarga. "A água desce pelo buraco!", repetia insistentemente um pequeno Plucky, fascinado com a descoberta. O patinho tratou de jogar na privada tudo o que encontrou pelo caminho.

São inesquecíveis também os tipos: Perninha e Lilica eram espertos, Plucky metido a besta, Presuntinho tinha mania de limpeza, Leiloca era toda exotérica, Valentino um mimadinho malvado, Frajuto um azarado... E a campanhia da mansão do Valentino não fazia ding dong: ela entoava: "di-nhei-ro".

Várias personalidades famosas apareceram em episódios de "Tiny Toon", como a atriz Whoopi Goldberg e o diretor Steven Spielberg. Felícia, a adoradora de animais, chegou a participar de outra série, "Pinky, Felícia e o Cérebro", em que ela adota os ratos de laboratório que querem dominar o mundo, personagens oriundos de "Animaniacs".

"Tiny Toon" divertiu em 98 episódios e quatro longa-metragens. Foi produzido pela Amblin, de Steven Spielberg, e fez muito sucesso no Brasil, onde estreou no "Xou da Xuxa", no início dos anos 1990. Até virou revista em quadrinhos publicada pela editora Globo. O desenho passou também pelo Warner Channel e pelo SBT, sempre encantando a garotada. Além disso, abriu caminho para os desenhos mais "aloprados" da Warner, como o impagável "Animaniacs", além de outros menos famosos, mas não menos divertidos, como "Freakazoid" e "Histeria!". Uma diversão deliciosa e atemporal!

Animação em Série: Publicada toda quinta-feira.

3 comentários:

Moniketz disse...

Olá, td bem?
Achei o seu blog muito interessante, por isso estou te seguindo... Muito bom relembrar esse desenho que eu simplesmente amava, e triste saber que hoje em dia as crianças não tem um desenho à altura como esse...

Abs

Doidus disse...

Sabe como é o nome desse episódio do "A água desce pelo buraco!"? Tô tentando achar no Youtube, mas só o encontrei em Inglês. Tentei como "A Idade do Troninho" mas parece que não foi... Desde já, obrigado!

Douglas Heart disse...

Tbm queria muuito assisti-lo novamente. Me recordo que eu ri demaaais quando era criança e assisti esse episodio. 'O patinho desce pelo buraaaco... A fralda desse pelo buraaaco...'
Hahahahahahahaha
Delicioso episodio do LT