quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A enésima reprise de "Eu, a Patroa e as Crianças"


Correndo o risco de ser defenestrado aqui, mas preciso perguntar: alguém ainda aguenta as reprises de "Eu, a Patroa e as Crianças"? Não seria o momento de o SBT ceder o espaço na grade para outra atração?

A sitcom de Damon Wayans faz parte da programação do SBT já há bastante tempo. Não me recordo da data certa da estreia, mas creio que foi entre 2002 e 2003, nas manhãs de domingo. O seriado passou a ser exibido diariamente em 2004 e, daí em diante, só saiu da grade em curtos períodos de tempo. A quarta e a quinta temporada (que é a última) estrearam em 2006. Ou seja, a atração segue somente com reprises há três anos.

A longevidade se justifica: "Eu, a Patroa e as Crianças" sempre registrou bons índices de audiência. Porém, a cada recomeço, se pode notar pequena queda. Hoje, a série inicia o horário nobre do SBT, às 18h30.

A família Kyle é divertidíssima, e traz um humor popular que atinge em cheio o público da televisão aberta. Sobretudo nos três primeiros anos, a série conseguia retratar com bastante fidelidade (claro, dentro do exagero característico das comédias) as situações vividas por uma típica familia de classe média. O destaque ficava por conta da maluquice do pai, com suas artimanhas pouco ortodoxas para educar os filhos. Instalar um caça-níqueis na sala de estar para ensinar ao filho os perigos do jogo é só um dos truques da "mente doentia" de Michael Kyle. No entanto, a qualidade da série cai bastante a partir do quarto ano. Com a ampliação da participação de coadjuvantes estereotipados, como Franklin, Tony e a família de Vanessa, formada por Calvin e Jasmine, a comédia caiu num tom histérico despropositado e virou uma espécie de paródia de si mesma. Calvin praticamente virou o protagonista, dada a quantidade exagerada de episódios centrados no seu fascínio por bacon e outras bizarrices.

"Eu, a Patroa e as Crianças" divertiu e ainda diverte. Mas seria interessante dar um tempo. O SBT conseguiu formar uma audiência para suas sitcoms noturnas, ou não exibiria "Patroa" e "Arnold" em sequência entre 18h30 e 19h30. Assim, seria interessante continuar essa faixa de humor, trazendo novas produções ao horário. Este blog já sugeriu títulos como "Dois Homens e Meio" ou "As Novas Aventuras de Christine". A família Kyle merece um descanso.

TV Aberta em Série: Publicada toda quarta-feira.

Nenhum comentário: