quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Um novo herói


"Batman: A Série Animada" ("Batman: The Animated Serie") pode ser considerada um divisor de águas, tanto na trajetória do personagem quanto na maneira de se fazer séries de animação, ou ainda na nova possibilidade aberta para heróis da DC na televisão. Produzida entre 1992 e 1995, ela simplesmente imprimiu um estilo que continuou a ser usado em outras séries, além de manter o tom sombrio e adulto dado a Batman nos longas de Tim Burton e na famosa HQ "O Cavaleiro das Trevas", de Frank Miller.

Assim, esta série do Batman atraiu muitos fãs graças a seu tom sombrio, atmosfera noir e temas mais adultos. Trazia um Bruce Wayne menos playboy e mais compenetrado nos negócios e na vida dupla. Batman era visto como um herói arredio, implacável e, sobretudo, humano. Seus inimigos apareciam em peso, numa sempre constante ameaça a Gotham City. Coringa, Espantalho, Hera Venenosa e Mulher-Gato davam as caras na série. Foi a animação, aliás, que introduziu a vilã Arlequina, parceira de Coringa que, depois, passou a integrar as HQs e até foi a vilã da série "Birds of Prey".

O tom predominantemente sombrio e adulto era percebido através de roteiros bastante elaborados e cenas de violência, mostrando inclusive o uso de armas de fogo. A ideia era realmente reinventar o personagem na animação, deixando de lado o tom camp e non sense como visto na série clássica ou em animações como "Superamigos".

Inicialmente, Batman aparece sozinho, enquanto Robin faz participações esporádicas. A presença de Robin só se torna mais constante quando a série muda de nome para "The Adventures of Batman and Robin". Batgirl também dá as caras na série em vários episódios.

Aplaudida pelo público e pela crítica, "Batman: The Animated Series" rendeu ainda dois prêmios Emmy. Seu estilo visual, criado pelo produtor Bruce Timm, funcionou tão bem que passou a ser adotado na criação de outras séries de heróis da DC. Foi assim que surgiu outras boas séries animadas de heróis, como "The Superman Adventures" e "Liga da Justiça", reunindo Batman, Superman, Mulher Maravilha e cia. Sem se esquecer de "Batman do Futuro", que mostrava um Bruce Wayne já idoso como mentor do jovem Terry num futuro sombrio. Entre 1997 e 1999, surgiu ainda "The New Batman Adventures", uma espécie de continuação de "The Animated Series".

"Batman: The Animated Series" rendeu ainda vários e ótimos longas de animação, como "Batman: A Máscara do Fantasma" e "Batman & Mister Freeze: Abaixo de Zero".

No Brasil, a série fez bastante sucesso também. Estreou no SBT, com o título "O Novo Batman", que passou por vários programas infantis da emissora e também foi exibido como atração independente. A emissora reprisou a primeira temporada váááááárias vezes. A Record foi quem mostrou a temporada posterior, com o título "As Aventuras de Batman e Robin".


Animação em Série: Publicada toda quinta-feira.

Nenhum comentário: