segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Uma esposa cheia de magia


O Memória em Série desta segunda-feira relembra uma das séries mais queridas da televisão mundial. Trata-se de "A Feiticeira", uma produção da década de 1960. A série é daquelas que não envelhecem jamais: qualquer reprise é capaz de agradar tanto os saudosos quanto uma nova geração de fãs.

"A Feiticeira" contava o cotidiano de Samantha (Elizabeth Montgomery), uma clássica dona-de-casa dos anos 1960. Amorosa e completamente dedicada ao marido e à família, capaz de realizar com perfeição os serviços domésticos. Mas um detalhe diferenciava Samantha diante das outras donas-de-casa: ela era uma bruxa! Ao se casar com o publicitário James Stephens (Dick York/Dick Sargent), ela optou por dedicar-se à vida comum de casada com um mortal e tentar "maneirar" em seus truques mágicos. Ela se orgulhava cada vez que fazia uma de suas tarefas sem a ajuda da magia, mas não era tão fácil assim, já que a mamãe Endora (Agnes Moorehead) estava sempre na cola da filha e achava uma grande bobagem o fato de Samantha querer ser como uma mortal. Aliás, é clássico o gesto mágico de Samantha, que torcia o nariz a cada novo feitiço (na verdade, ela movia o lábio superior).

Por conta disso, as divertidas brigas entre James e Endora eram constantes. Será que daí veio a brincadeira maldosa de chamar a sogra de "bruxa"? A série também mostrava o trabalho de James, que atuava ao lado do chefe malandrão Larry Tate (David White). Não eram raros os jantares oferecidos por Samantha para Larry e os clientes de sua empresa, cheios de magia e confusão.

Muito dessa confusão vinha da própria família feiticeira de Samantha, que sempre aparecia de surpresa na casa dos Stephens. Havia o pai de Samantha, Maurice (Maurice Evans); o tio palhaço, Arthur (Paul Lynde); a tia Clara (Marion Lorne), boazinha e atrapalhada; a não menos atrapalhada babá Esmeralda (Alice Ghostley); e o médico especial dos feiticeiros, Dr. Bombay (Bernard Fox); além de Serena (Elizabeth Montgomery), uma tresloucada prima de Samantha idêntica a ela. Tudo podia acontecer na casa, que era sempre vigiada pela vizinha xereta Gladys Kravitz (Alice Pearce/Sandra Gould). Ela tratava de contar tudo ao marido, o sossegado Abner (George Tobias), que nunca acreditava nela e a chamava de louca.

No decorrer da série, Samantha dá à luz dois filhos: a primogênita é Tabatha (Erin Murphy e Diane Murphy), que herdou os poderes mágicos da mãe; o segundo é Adam (David Lawrence e Greg Lawrence), mortal como o pai.

"A Feiticeira" ainda perdeu um dos seus protagonistas. Dick York, o primeiro James, sofria de terríveis dores de coluna e deixou o elenco na quinta temporada. Em seu lugar entrou Dick Sargent que, além de xará, tinha certa semelhança física com York. O público aceitou o novo ator e a série ainda teve mais três temporadas. Aliás, James só se chama James no Brasil: no original, o personagem se chama Darrin Stephens. A versão brasileira optou por trocar o nome porque acharam Darrin um nome muito "feminino", além de ser mais difícil de se pronunciar em língua portuguesa. A série inspirou o longa "A Feiticeira", de 2005, que trazia Nicole Kidman no papel-título. O filme decepcionou, já que não trouxe Samantha e James de volta: mostrava um ator de Hollywood tentando re-editar a série, e acaba escolhendo para interpretar Samantha uma feiticeira de verdade, papel de Nicole. Filme dispensável.

"A Feiticeira" ("Bewitched", no original) foi criada por Sol Saks e produzida entre 1964 e 1972, somando 254 episódios em oito temporadas. No Brasil, fez sucesso ao ser exibida pela Excelsior, Globo, Band, Record, RedeTV, Rede 21, Nickelodeon e TCM.

Memória em Série: Publicada toda segunda-feira.

Nenhum comentário: