segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A política em foco


"The West Wing – Nos Bastidores do Poder" é um dos dramas de maior sucesso da TV estadunidense dos últimos tempos. A criação de Aaron Sorkin exibida pela NBC caiu nas graças da crítica, ganhou inúmeros prêmios e rendeu 154 episódios em sete temporadas, entre 1999 e 2006.

A série se passa na Ala Oeste da Casa Branca, área onde trabalham os assessores do presidente dos Estados Unidos. O protagonista é o presidente democrata Josiah Bartlet (Martin Sheen). Os bastidores da política do país mais importante do mundo são mostrados, a partir da relação do presidente com os assessores, que são: Sam Seaborn (Rob Lowe), sub-diretor de comunicação; Leo McGarry (John Spencer), Chefe de Gabinete (Chief of Staff); Toby Zigler (Richard Schiff), diretor de comunicação; Madeline Hampton (Moira Kelly), uma passional consultora política; Josh Lyman (Bradley Whitford), chefe de Madeline e C.J. Creeg (Allison Janney), a secretária de imprensa, cujo papel é falar pela Casa Branca.

Na série, diferentes crises políticas são tratadas ao lado das relações humanas dos personagens. Além disso, "The West Wing" conseguiu tratar de temas absolutamente contemporâneos. A série abordou o atentado de 11 de setembro de 2001, as ambições nucleares da Coréia do Norte, as relações entre a Índia e o Paquistão, o processo de paz na Irlanda do Norte etc.
A ideia inicial de "The West Wing" era retratar o dia-a-dia dos assessores do presidente. Josiah Bartley apareceria apenas nos primeiros quatro episódios. Porém, no piloto, o carisma do personagem e o talento do ator Martin Sheen garantiram a presença dele no centro da atração.

"The West Wing" é uma das mais premiadas séries da TV americana. Venceu 26 Emmys, empatando com "Hill Street Blues" na maior quantidade desse prêmio recebido por uma série dramática. Só em 2000, o programa arrebanhou nove Emmys, outro recorde. No Brasil, o drama foi exibido pelo Warner Channel e pelo SBT.

Mais política

O cenário político dos Estados Unidos foi abordado de uma maneira bastante interessante em outra série, "Jack & Bobby", de 2004. A criação de Brad Meltzer narrava a vida de dois irmãos, Jack (Matt Long) e Bobby (Logan Lerman), dois adolescentes que viviam com a mãe, a professora Grace McCallister (Christine Lahti). A narrativa partia da ideia de que Bobby, quando adulto, se tornaria presidente dos Estados Unidos. Assim, os dramas e alegrias da família McCallister, algumas típicas da adolescência, apareciam costurados por depoimentos da futura equipe do presidente, mostrando como o crescimento de Bobby e a relação com a mãe e o irmão influíram na formação de seu caráter e em suas atitudes políticas. Uma ideia interessante, mas com baixa resposta da audiência, tendo sido encerrada logo na primeira temporada.
Memória em Série: Publicada toda segunda-feira.

Nenhum comentário: