terça-feira, 13 de outubro de 2009

Os novos dramas nossos de cada dia


O Universal Channel já marcou as datas de lançamentos de dois novos dramas na TV brasileira. As novas atrações se destacam por serem produções cercadas de expectativas na TV estadunidense, mas se diferem pela receptividade que tiveram lá fora. Falo de “The Good Wife” e “Three Rivers”.

A primeira traz como mote um assunto bastante familiar, sobretudo nos EUA (mas não só lá, né?): escândalos sexuais envolvendo políticos. A série gira em torno de uma advogada, Alicia, que sempre esteve ao lado do marido político, mas teve que voltar a exercer a profissão quando o marido vai preso depois de um escândalo sexual. O prólogo resume bem o sentimento da protagonista: ela está lá, de mãos dadas com o marido, que assume as traições diante do país numa entrevista coletiva. Porém, depois da entrevista, um tapa retrata a extrema infelicidade e constrangimento pelo qual Alicia passa. A trama dá um salto de meses e vemos Alicia voltando ao serviço, tendo que encarar não somente a concorrência com jovens profissionais, mas também o fato de sua vida pessoal ser conhecida e discutida por todos.

“The Good Wife” usa uma premissa contemporânea para levantar discussões acerca da vida pública, enquanto se desenvolve num típico drama de tribunal, quando acompanhamos o processo de investigação e elaboração da defesa em julgamentos. A série caiu nas graças da crítica especializada e vem registrando boa audiência nos EUA.

O mesmo não se pode dizer de “Three Rivers”. A série foi criada especialmente para Alex O’Loughlin estrelar, depois que a CBS se convenceu da força do ator que protagonizou “Moonlight”. Porém, ele agora deixa o clima noir das investigações do detetive vampiro Mick St Jones para salvar vidas num hospital especializado em transplantes de órgãos.

Com o final de “ER”, não faltam dramas hospitalares para preencher a lacuna. E “Three Rivers” poderia ser uma boa opção, se não fosse o roteiro previsível recheado de clichês. O drama acerta ao priorizar a ação, fazendo do episódio uma espécie de corrida contra o tempo para a realização de um transplante, o que dá ritmo e emoção. Porém, essa mesma emoção se perde na previsibilidade da conclusão da trama.

Mas ambas são dignas de uma espiada. Você, que está ansioso pelas novas estreias, não perca o lançamento destes dois novos dramas do Universal Channel e tire suas próprias conclusões. “Three Rivers” estreia no dia 28 de outubro, às 23 horas. Já “The Good Wife” começa em 9 de novembro, às 22 horas.

Séries em Série é a coluna assinada por este jornalista, publicada todas as terças-feiras no portal Tele História (http://www.telehistoria.com.br/).

Nenhum comentário: