quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Aventura de RPG na telinha


"Caverna do Dragão" ("Dungeons & Dragons", no original) é uma das séries animadas de maior sucesso já exibidas no Brasil. Especialmente adorada por espectadores do "Xou da Xuxa", entre o o final dos anos 1980 e início dos anos 1990, a animação é baseada em um famoso jogo de RPG.

"Caverna do Dragão" começa mostrando um grupo de jovens numa montanha russa de um parque de diversões, chamado de Caverna do Dragão. Durante o passeio, um portal se abre e transporta o grupo para um lugar mágico chamado somente de O Reino. Com roupas estranhas, os jovens recebem armas mágicas do misterioso Mestre dos Magos, e, com elas, passarão a enfrentar todo o tipo de perigo na tentativa de voltar para casa. O grupo terá que enfrentar o terrível Vingador, um ser que pretende roubar seus artefatos mágicos para derrotar o Mestre dos Magos e o dragão Tiamat para tomar o Reino para si.

O grupo é formado por seis jovens. O líder é Hank, o ranger, o mais velho e responsável, que carrega um arco mágico capaz de atirar flechas energéticas. Eric, o cavaleiro, é o famoso personagem implicante. Sempre de mal humor, costuma contrariar o grupo e, quase sempre, se dá mal. Carrega um escudo mágico. Diana, a acrobata, é uma moça centrada e confiante. Sua arma é um bastão flexível que permite que ela realize saltos espetaculares. Sheila, a ladra, é a mais emotiva do grupo, já que tem que cuidar do irmão mais novo. Possui uma capa com capuz que lhe dá o poder de invisibilidade. Presto, o mago, é o estereótipo do nerd americano, já que se mostra inseguro e tímido. Possui um chapéu de feiticeiro que lhe confere diferentes tipos de magia, embora ele nem sempre saiba utilizá-lo da melhor maneira possível. E Bobby, o bárbaro, é o mais jovem do grupo. Irmão de Sheila, Bobby tem como arma um poderoso tacape, capaz de quebrar pedras e provocar terremotos. Ele é bastante afeiçoado a Uni, pequeno filhote de unicórnio "adotado" pelo grupo nO Reino.

"Caverna do Dragão" é uma série de animação cercada de boatos. Isso porque a série não tem um final conclusivo. Seu amigo disse que viu o final? Mentira. Esse episódio não existe! O que andaram dizendo a você nada mais é que um poderoso boato que alguns acabaram adotando como verdadeiro. Segundo esse boato, o final de "Caverna do Dragão" revelaria que os jovens morreram num acidente na montanha russa e estão no inferno! Ali, eles têm constantes encontros com o diabo, que se apresenta ora como Mestre dos Magos, ora como Vingador. Esse demônio pretende realizar um processo de agonia psicológica nos jovens, dando-lhes e tirando-lhes esperanças. Uni seria uma agente deste demônio (reparou que eles já perderam a chance de voltar para casa por causa dela?) e Tiamat seria um anjo enviado para contar a verdade aos protagonistas.

Que horror! Mas é tudo balela! Por conta de uma série de acontecimentos, como o fechamento da produtora D&D Corp, uma das responsáveis pelo desenho, "Caverna do Dragão" acabou cancelada sem a temporada que seria derradeira. Do final, ficou apenas o roteiro do episódio, chamado de Requiem. No episódio, os jovens são alertados pelo Vingador que poderão voltar para casa se conseguirem uma chave escondida e arremessá-la em um abismo. Quando Eric usa a chave em uma fechadura, o Vingador volta a sua forma original, um cavaleiro, e se revela filho do Mestre dos Magos. Assim, com o vilão libertado, o grupo tem a opção de voltar para casa. O episódio terminaria sem mostrar a resposta dos jovens, dando margem a uma possível nova temporada, mas encerrando a série de maneira digna, caso "Caverna do Dragão" não continuasse.

Assim, mesmo sem final, "Caverna do Dragão" fez sucesso em três temporadas, somando, ao todo, 27 episódios que, vira e mexe, são reprisados pela Globo. Bem que algum estúdio de animação poderia se interessar em continuar a série, não é mesmo? Nunca é tarde para dar um final à altura desta grande série de animação!

Animação em Série: Publicada toda quinta-feira.

Um comentário:

jgilsonsantos disse...

Meu amigo, muito bom o Post dessa ´serie, parabéns. Sou muito fan desse garotos, pena que nao teve final. Peço permisão por ter postado no meu blog, mas claro estou dando créditos à voce e seu blog.

vusualize: http://jgilsonsantos.blogspot.com