segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Uma babá chamada Fran


"The Nanny" é uma das séries que engrossam a lista de grandes sucessos de sitcoms tradicionais na década de 1990. O seriado acompanhava o dia-a-dia de uma atrapalhada e divertida babá, que assumiu essa posição quase como um "acidente", mas se deu tão bem que acabou "faturando" o patrão.

Fran Fine (Fran Drescher) é uma mulher espalhafatosa e com voz nasal que perde o emprego numa loja de noivas. Ela então começa a vender cosméticos de porta em porta e, num belo dia, vai bater na porta de Maxwell Sheffield (Charles Shaughnessy), um produtor da Broadway viúvo e pai de três crianças. Ele a confunde com uma candidata à babá que uma agência havia ficado de enviar e Fran logo aproveita a deixa, conseguindo o emprego. É aí que começa a maluca e divertida relação entre Fran e Maxwell. Ela é completamente maluca e adora provocar e tirar o patrão do sério. Ele, aos poucos, vai se encantando com aquela mulher irritante e, ao mesmo tempo, incrivelmente carismática.
O trabalho de Fran é ajudar na criação dos três filhos de Maxwell ("nanny", em inglês, designa uma governanta responsável pela educação das crianças; uma espécie de "mãe postiça"). As crianças são: Maggie (Nicholle Tom), a mais velha; Brighton (Benjamin Salisbury), único garoto e filho do meio; e a pequena Grace (Madeline Zima). Mas ela tem tempo de sobra para levar uma vida de dondoca (são constantes as piadas sobre as roupas e penteados estrambólicos de Fran, além do fato de que o salário da babá não deve conseguir cobrir as "vontades" da perua).

Enquanto cuida e diverte as crianças, Fran ainda tem tempo para atazanar a vida de C. C. Babcock (Lauren Lane), sócia de Maxwell e completamente apaixonada por ele. Neurótica toda vida, ela é alvo constante das piadas da babá e dos comentários sarcásticos do mordomo Niles (Daniel Davis). Niles e C. C. formam a melhor dupla cômica da série e são protagonistas de cenas absolutamente hilárias. Fran ainda costuma receber seus amigos e parentes no serviço: a amiga meio "burrinha" Val (Rachel Chagall), a mãe ainda mais perua Sylvia (Renée Taylor) e a avó figuraça Yetta (Ann Morgan Guilbert).

Os episódios de "The Nanny" exploram a relação de todos os personagens em situações cotidianas, e faz um humor que consegue ir do ingênuo ao malicioso. A química entre Fran Drescher e Charles Shaughnessy funciona e é o ponto alto da sitcom. A relação entre Fran e Maxwell vai se transformando, iniciando-se como um jogo de "gato e rato" e numa tensão sexual evidente, até a paixão em si e o casamento. A série termina com o nascimentos dos filhos gêmeos do casal. A mesma trajetória tem Niles e C. C. que, de tanto brigarem, acabam se casando. Fran tinha o costume de comparar Maxwell ao ator Pierce Brosnan.

"The Nanny" foi criada por Fran Drescher (que também era a produtora) e por Peter Marc Jacobson e foi exibida nos EUA pela CBS. Estreou em 1993 e se encerrou em 1999, somando seis temporadas e 146 episódios. No Brasil, a série pôde ser vista pela Record, que a exibiu com o título "Nanny", e pela Rede 21, na TV aberta. Na TV paga, é atração do canal Sony. No ano passado, surgiu a notícia de que a RedeTV tinha adquirido os direitos da série. Porém, até o momento, ela não entrou na programação da emissora e nem se tem previsão de que entrará. Seria uma boa!

Memória em Série: Publicada toda segunda-feira.

3 comentários:

Anônimo disse...

AMEI O POST SUPER AMAVA ESSE SERIADO TB!!!

PARTICIPO DO SITE BANCO DE SERIES, E DI GRUPO NO FACEBOOK APARECE LA pra trocarmos uma ideia!
http://www.facebook.com/groups/267403560035174/

Cammy

Anônimo disse...

d mais adoroooo esse serie assisto tds os dias no comedy central... fran drescher e d mais

Unknown disse...

Adorava esse seriado gostaria de rever