quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Bizarrices na fazenda


"Coragem, o Cão Covarde" é uma série de animação original do Cartoon Network. Assim como outras produções do canal, a animação prima pelo humor non sense, de situações absurdas e referências pop. Por isso, por mais que as crianças possam assisti-la sem maiores problemas, "Coragem" acaba se tornando mais querida entre os adultos.

O protagonista é o cão que dá nome à série. Coragem é um cachorro que morre de medo de tudo e de todos, e que vive com seus donos, o casal de velhinhos Eustácio e Muril. Eustácio é a personificação do velho rabugento: trata todo mundo mal e nutre um ódio enorme pelo cachorrinho, a quem sempre chama de "cachorro idiota". Já Muriel é uma senhora terna e doce, que ama a todos e trata com carinho o pobre Coragem. Os três vivem numa fazenda isolada de tudo e de todos, localizada em Lugar Nenhum (ou Meio do Nada), em Kansas, nos EUA.

A fazenda onde vivem Coragem, Eustácio e Muriel é o cenário para diferentes acontecimentos bizarros. Tudo pode acontecer em Lugar Nenhum: ataques de monstros, de fantasmas, guerras nucleares, invasões alienígenas, experiências científicas mal sucedidas, enfim. Sempre que os três personagens estão de frente à TV levando suas pacatas vidas, algo muito estranho acontece e ameaça a tranquilidade local. Eustácio sempre se defende com sua marreta. Muriel, quase sempre, é capturada pela ameaça da vez. E é Coragem que tem que "engolir" o medo para salvar a dona e livrar a fazenda do perigo. Para isso, o cão até faz uso, constantemente, de pesquisas pela internet. Mas não é raro ele vencer os inimigos com uma boa dose de sorte. E, quando tudo termina bem, Coragem volta ao centro da sala da fazenda, onde Eustácio e Muriel assistem tranquilamente à TV, ou Muriel cozinha, sempre com muito boa vontade, seus pratos sempre com muito vinagre, ingrediente que Coragem odeia. E, quase sempre, o episódio é encerrado com Eustácio dizendo sua frase predileta: "cachorro idiota!".

As situações de perigo que ameaçam à fazenda são sempre absurdas, e é daí que vem a graça da série. Lugar Nenhum, provavelmente, fica justamente na famosa Área 51, local dos EUA onde, dizem, costumam acontecer experiências com extraterrestres. As aventuras de "Coragem, o Cão Covarde" tem como base esses fenômenos sobrenaturais, incluindo a presença de militares em alguns episódios, com missões ultrassecretas.

"Coragem, o Cão Covarde" ("Courage, the Cowardly Dog", no original), foi criado por John R. Dilworth, e estreou na TV americana em 1999. Possui, ao todo, 54 episódios divididos em quatro temporadas. No Brasil, é exibido pelo Cartoon Network e pelo SBT, dentro do infantil "Carrossel Animado" (seg a sex, 8h). Muito divertido!
Animação em Série: Publicada toda quinta-feira.

Nenhum comentário: