quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SBT: 28 anos de séries


Desde que o Séries em Série entrou no ar, o SBT sempre ganhou espaço na seção das quartas-feiras, TV Aberta em Série. Tem razão de ser. A emissora de Silvio Santos é o canal aberto com maior oferta em séries da televisão brasileira. São mais de trinta títulos, entre reprises e inéditos, exibidos em diferentes horários da programação. E hoje (19), o SBT completa 28 anos fazendo a alegria dos fãs de seriados que não podem pagar para ver TV.

Enlatados sempre foram um dos pilares de sustentação da programação do SBT. Quando entrou no ar, ainda com o nome TVS, a emissora se preocupou mais com os programas do próprio Silvio Santos e adquiriu um lote de enlatados para preencher a programação. É, a função tapa-buraco sempre existiu... E vários destes programas ficaram no imaginário dos espectadores, sobretudo na geração 1980.

Quem não se lembra de programas como "O Homem que Veio do Céu", "Supermáquina", "Super-Herói Americano", "A Gata e o Rato", "Alf - O ETeimoso" ou "Punky - A Levada da Breca"? São clássicos da programação brasileira! O SBT também exibiu as aventuras do jovem Clark Kent antes de "Smallville": era a série "Superboy". Inesquecíveis também a jovem Eva, que podia parar o tempo, em "A Extraterrestre"; uma família encabeçada por vampiros e frankesteins em "Os Monstros"; ou aqueles efeitos toscos e divertidos dos dinossauros de "O Elo Perdido", entre tantas outras.

"Dra. Quinn" (que levava o bizarro subtítulo "a mulher que cura"... ah, vá!), "O Policial do Futuro", "O Renegado" e outras séries menos famosas já passaram pela grade, assim como as deliciosas sitcoms "Blossom", "O Mundo É dos Jovens" e "Galera do Barulho". "Hércules" e "Xena" marcaram bons índices de audiência, tanto no horário nobre durante a semana quanto nas manhãs de domingo.

No final do século 20, surgiu o festejado contrato de exclusividade com a Warner, que garantiu ao SBT a exibição de séries de alta qualidade e de grande sucesso entre público e crítica. Logo vieram "Família Soprano", "Gilmore Girls - Tal Mãe, Tal Filha", "Felicity", "Veronica Mars", "Night Visions", "Friends", "The OC - Um Estranho no Paraíso", "Desaparecidos - Without a Trace", entre tantos outros sucessos. Além disso, a emissora resgatou "ER - Plantão Médico" e "Lois & Clark", duas séries maltratadas pela Globo (e o SBT também não tratou muito bem...) e trouxe alguns clássicos como "Três É Demais" e "Um Maluco no Pedaço". Foi o SBT que transformou "Smallville" em hit, ao exibi-lo em horário nobre nos verões de 2004 e 2005. E exibiu as espetaculares "A Sete Palmos", "Nip/Tuck - Estética" e "Pushing Daisies - Um Toque de Vida". A madrugada vitoriosa ainda conta com "Entourage".

Além da Warner, o SBT exibiu (e exibe) séries da Disney/Buena Vista, como "Eu, a Patroa e as Crianças", "Família Dinossauros", "Querida, Encolhi as Crianças", "As Visões da Raven", "Cory na Casa Branca" e as atuais e divertidas "Ugly Betty" e "Grey's Anatomy".

Por essas e outras, o blog comemora o aniversário do SBT e torce para que outros bons programas surjam na tela da emissora. Afinal, é melhor ver boas séries na madrugada que não ver em horário nenhum!

TV Aberta em Série: Publicada toda quarta-feira.

3 comentários:

Flávio Fervo disse...

Oi.

Acompanho o seu blog Séries em Série desde o começo, quando pesquisando informações sobre seriados, na minha Igreja Googleísta do Brasil, encontrei o seu. Como orfão do site SériesETC da Globo que acabou no começo do ano, passei a acompanhar este blog.
E a cada post percebo que é feito com muito cuidado, com uma boa pesquisa e muito bem editado.

Já adicionei ao meu Favoritos.

Parabéns!

Anônimo disse...

esqueceu de falar de algumas series do SBT, Blade, alem da morte, carnivale, etc.. + blz... não encontrei o q eu procurava não =/ o nome de uma serie q o SBT exibio nessa ultima década, q tinha uma banda de rock, só lembro da banda e do nome de um episodio, "Pagando para tocar"

Anônimo disse...

Adorava 'Parceiros da Vida' e procurava especialmente por uma série que se passava no colégio acho que o nome que o sbt deu foi 'Celebridade' ou algo do tipo. Mas no geral a matéria ficou boa!