quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Scooby-Doo, cadê você, meu filho?



"Scooby-Doo" é daquelas séries de animação que atravessam o tempo e chegam intactas aos dias de hoje, acumulando jovens e velhos fãs. Uma das mais longas séries de todos os tempos, "Scooby" estreou em 1969 e continua na ativa, seja em novas séries para a TV, longas de animação e longas live action. É a força da Máquina do Mistério!

Scooby-Doo é um cão dinamarquês que acompanha uma trupe de jovens que se dedicam a investigar mistérios. A cada lugar onde coisas misteriosas e aparentemente sobrenaturais aparecem, lá está Scooby e cia para averiguar os fatos. Mas ele é muito covarde! Seus prestimosos auxílios na apuração dos fatos acontecem, quase sempre, por puro acidente, já que o cão prefere mesmo uma mesa cheia de comida e biscoitos Scooby. Salsicha, seu companheiro, é tão covarde e esfomeado quanto ele. Os dois formam uma bela dupla. A trupe se completa com Fred, o galã e líder da equipe; Daphne, a bela, meiga e rica mocinha; e Velma, a garota inteligente e de raciocínio rápido e lógico.

A cada episódio, os amigos estão num lugar diferente e misterioso. Enfrentam monstros, fantasmas e outros tipos de seres sobrenaturais. Mas, na verdade, os monstros nunca são de verdade. Ao longo dos episódios, eles vão recolhendo pistas até descobrir toda a verdade dos fatos. No fim de cada episódio, um culpado aparece, tendo sua máscara arrancada, e Velma, Fred e Daphne sempre explicam os motivos de seus atos. Aí, o culpado vai para a cadeia, mas não sem antes soltar a frase clássica: "eu teria conseguido se não fossem esses moleques e esse cachorro burro!". A série acaba funcionando como uma sátira às histórias de terror, abusando do humor non sense e agrada, graças ao carisma dos personagens e das sacadas inteligentes do roteiro.

"Scooby Doo" é uma das maiores séries de animação da televisão mundial. É dividida em várias fases: a primeira, lançada em 1969, é "Scooby-Doo, Where are You?" ("Scooby-Doo, Onde Está Você?"), numa alusão a uma das frases preferidas de Salsicha (que, na dublagem brasileira, ganhou um charme a mais: "Scooby-Doo, cadê você, meu filho?"). Depois vieram "The New Scooby-Doo's Movies" (1972), "The Scooby-Doo Show" (1976), "Scooby´s All Star Laff-A-Lympics" (1977), "Scooby-Doo and Scrappy-Doo" (com Scooby Loo, o sobrinho "mala" de Scooby, 1979), "The All-New Scoby-Doo and Scrappy-Doo" (1983), " The 13 Ghosts of Scooby-Doo" (1985), " A Pup Named Scooby-Doo" ("O Pequeno Scooby Doo", 1988), "What's New Scooby-Doo" (2002) e "Shaggy & Scooby-Doo Get a Clue!" ("Salsicha e Scooby Atrás das Pistas", 2007).

"Scooby-Doo" ainda rendeu 13 longas animados, mais sete especiais e dois longas live action, "Scooby-Doo - The Movie" (2002) e "Scooby-Doo 2 - Monstros à Solta!" (2004), com Matthew Lillard (Salsicha), Freddie Prinze Jr. (Fred), Sarah Michelle Gellar (Daphne) e Linda Cardellini (Velma). Scooby é representado por uma animação computadorizada. Um terceiro longa live action está em produção, com um novo elenco.

No Brasil, a voz de Scooby-Doo ganhou o tom inconfundível de Orlando Drummond (o seu Peru da "Escolinha do Professor Raimundo"), um dos maiores dubladores do Brasil. O inconfundível sotaque cearense de Salsicha é trabalho do ator Mário Monjardim.

Criado por William Hanna, Joseph Barbera e Fred Silverman, a ideia inicial era chamar a série de "Who’s S-s-s-s-cared?" ("Quem está com m-m-m-medo?"), mas depois os criadores optaram por transformar o cachorro no protagonista e a série levou o seu nome. O nome de Scooby-Doo, aliás, é inspirado na canção "Strangers in the night", de Frank Sinatra ("dooby-dooby-doo…"). E o nome do cão acabou virando seu bordão mais famoso ("Scooby-Doo By Dooooo"), repetido a cada final de episódio.

"Scooby-Doo" já passou pela Globo, mas hoje é exibido no Brasil pelo Cartoon Network e pelo SBT.

Animação em Série: Publicada toda quinta-feira.

Nenhum comentário: