terça-feira, 4 de agosto de 2009

A TV aberta e suas surpresas


Gosto de falar sobre TV aberta neste espaço, porque é a TV que a grande maioria das pessoas assiste. Eu mesmo passo muito mais tempo diante da TV aberta do que da TV paga. Sendo assim, por mais que a gente já tenha se acostumado com a postura das redes de TV brasileiras diante dos enlatados (ou seja, são meros “tapa-buracos”), certas atitudes não deixam de surpreender.

Por exemplo: foi por obra do acaso que acabei descobrindo que a terceira temporada de “Todo Mundo Odeia o Chris” já está no ar na Record! Zapeando pelos canais, parei, olhei e... Puxa! Já é o terceiro ano! Chris está mais velho, já estamos em 1986/87 e, se levarmos em consideração que a emissora exibe vários episódios num único dia, não é difícil chegar à conclusão de que logo esta nova temporada já estará encerrada. E isso porque, até alguns dias atrás, era o “Pica-Pau” que ocupava a faixa e as reprises do “Chris” já estavam fora do ar.

Puxa vida, custava avisar que novos episódios iriam começar? Eu não vi nenhuma chamada na programação. Você viu? Se viu, sorte a sua! Também não vi nota na imprensa, nem no site da emissora, nem em lugar nenhum. O que eu vi foram alguns colunistas de TV avisando, no dia seguinte, surpresos: “a Record voltou a exibir nas suas tardes a série...” e tal.

“Todo Mundo Odeia o Chris” é uma sitcom divertidíssima, como sabemos. E, desde que estreou em TV aberta, sempre marcou bons índices de audiência para a Record. Não por acaso, a série estreou numa manhã de domingo e, logo, passou à programação diária, deixou a faixa local para ser exibida em rede, foi sendo jogada para cada vez mais tarde, com vários episódios exibidos num dia e constantemente reprisados... Ou seja, indícios claros de que a emissora se mostrou extremamente satisfeita com seu desempenho. Sendo assim, nada mais natural que a estreia de uma nova leva de episódios ganhasse um mínimo que fosse de divulgação. Mas nada disso aconteceu. E os fãs que “adivinhem” a data das estreias.

Falando em instabilidade da TV aberta, o que são as tardes da Band? Só em 2009 eu já vi por ali “Punky, a Levada da Breca”, “O Mundo Perdido”, “Caçadora de Relíquias” e, agora, “As Aventuras de Jeff Corwin”. A “Caçadora” permanece, mas não é mais exibida em rede nacional. Nas noites de terça, já vi neste mesmo ano “The Shield” e “Las Vegas”. Assim não há audiência que aguente tamanha indecisão...

Séries em Série é a coluna assinada por este jornalista, publicada todas as terças-feiras no portal Tele História (http://www.telehistoria.com.br/).

Nenhum comentário: