quinta-feira, 13 de agosto de 2009

No mundo da imaginação



O Animação em Série desta semana relembra um desenho que, com certeza, marcou a infância da geração 1990. Um clássico da programação infantil do SBT, trata-se de "O Fantástico Mundo de Bobby" ("Bobby's World", no original).

Bobby Generic era um garotinho esperto e bastante curioso. Em busca dos "porquês" do mundo, característica de crianças em idade pré-escolar, Bobby era levado por sua fértil imaginação a mundos novos e emocionantes. Cada explicação ou "força de expressão" dita a ele logo se transformava numa situação mágica. Em bom português, Bobby "viajava na maionese"... e se alguém falasse isso a ele, provavelmente sua imaginação o levaria a uma viagem literal pela guloseima...

Bobby tinha uma família como qualquer outra. A mãe, Martha, extremamente amorosa e dedicada ao marido e aos filhos. Ela fica grávida durante a série, o que faz Bobby imaginar de onde vêm os bebês. Ah, e para Bobby, a mãe estava "graúda"! Ela tinha um bordão: pontuava suas frases com um simpático "sabia?". O pai, Howard, era trabalhador e paciente. A irmã mais velha era Kelly, adolescente gótica e cheia de complexos e, embora aparecesse sempre mal humorada, nutria um grande carinho pelo irmão caçula. Já o irmão do meio, Derek, estava na pré-adolescência e adorava pregar peças no irmãozinho. Os três irmãos viviam brigando, mas sempre se uniam quando a coisa ficava preta.

Bobby tinha um melhor amigo: o tio Teddy. Solteirão, bonachão e uma eterna criança, Teddy tratava Bobby de igual para igual e se divertiam muito juntos. É clássico o episódio em que os dois decidem acampar juntos no quintal de casa. Ele também era amigo da garotinha Jackie, que tinha uma impressionante visão madura do mundo e das pessoas. Jackie nutria uma singela paixão por Bobby e adorava distribuir beijos em suas bochechas. E, quando isso acontecia, ele logo fazia uma cara de nojo e soltava a expressão: "blergh!". Bobby ainda tinha um cachorro, Roger, que sempre o acompanhava.

Os episódios de "O Fantástico Mundo de Bobby" tinham um prólogo e um epílogo curiosos: Bobby aparecia conversando com o ator Howie Mendel, em carne e osso, sobre as expectativas quanto à aventura do dia. Eles conversavam como se fossem atores do programa e Howie sempre "virava" desenho durante a conversa. Era ele quem "interpretava" o pai do garoto. No final do episódio, Bobby e Howie comentavam sobre a lição aprendida no dia e se despediam da audiência.

Criado por Thimoty Williams, "O Fantástico Mundo de Bobby" estreou em 199o e teve 80 episódios divididos em sete temporadas. No Brasil, fez parte dos infantis de Mara Maravilha, Angélica, Eliana, Sérgio Mallandro e Jackeline Petkovic, além de ter sido exibido como atração independente dentro da grade do SBT. Ficou no ar, entre idas e vindas, até os anos 2000. Também era exibida pela Fox Kids.

Animação em Série: Publicada toda quinta-feira.

Nenhum comentário: