terça-feira, 16 de junho de 2009

"House": a série mais vista no mundo


Pesquisa realizada pela Eurodata TV Worldwide afirma: “House” foi o seriado dramático mais visto no mundo em 2008. Segundo o levantamento, a série protagonizada por Hugh Laurie teve mais de 81,8 milhões de telespectadores no mundo. Em 2007, o título de drama mais assistido ficou com “CSI” e em 2006 o recorde foi de “CSI: Miami”. Eis que nosso médico favorito finalmente conseguiu desbancar a franquia de Gil Grisson e cia.

Motivos para tal feito não faltam. “House” é uma série que segue uma receita de sucesso. Tem um protagonista forte e marcante, com uma personalidade bem definida e que facilmente cai no gosto do espectador. O belo personagem é mérito do criador da série, David Shore, que se inspirou em Sherlock Holmes, e, claro, do ator Hugh Laurie, que faz de um personagem que tinha tudo pra cair na caricatura ou ser odiado, um sujeito estranhamente encantador.

A falta de limites de House e a sua relação com Wilson, o melhor amigo, e a doutora Cuddy, com momentos de pura tensão sexual, divertem. O modo esquemático do seriado, calcado na investigação da “doença da semana”, é feito de maneira equilibrada, fato que não o deixa engessado e permite que a trama e os personagens (incluindo os coadjuvantes, que formam a equipe de House) se desenvolvam.

E House é um drama médico que diverte! Quem não morre de rir com as tiradas irônicas e sarcásticas do doutor? Confira algumas de suas pérolas:

“Sabe quando dizem que não se pode viver sem amor? Oxigênio é ainda mais importante”. “Ainda é ilegal fazer uma autópsia numa pessoa viva?”. “Ótimo, um viciado em sexo com a língua inchada. Imagine todos os lugares que eu posso fazer o Foreman examinar”. “Se você fala com Deus, você é religioso. Se Deus fala com você, você é psicótico”. “Eu sou bom em guardar segredos. Nunca contei para ninguém que o Wilson molha a cama”. E ainda aquela em que o paciente, nervoso, diz: “não me venha com semântica!”. E a resposta de House: “Seu idiota anti-semântico!”. Genial!

Um ótimo texto, bons atores, um protagonista diferente e carismático. Não é a toa que Dr. House ganhou o mundo. E voltando à pesquisa: “Desperate Housewives” foi a série cômica mais vista no mundo em 2008. É, o mundo sabe escolher bem seus programas...

Séries em Série é a coluna assinada por este jornalista, publicada toda terça no portal Tele História (http://www.telehistoria.com.br/).

Nenhum comentário: