segunda-feira, 29 de junho de 2009

Mulheres em ação


Em homenagem a atriz Farrah Fawcett, o Memória em Série desta semana relembra a série "As Panteras". Um clássico da televisão mundial, a série foi criação de um dos principais criadores de séries de todos os tempos, Aaron Spelling, para a rede ABC, e teve cinco temporadas, de 1976 a 1981.

"As Panteras", que no original se chamava "Charlie's Angel", era protagonizado por três belas e inteligentes mulheres que trabalhavam na Agência de Detetives Charles Townsend. A cada semana, Sabrina Duncan (Kate Jackson), Kelly Garret (Jaclyn Smith) e Jill Munroe (Farrah Fawcett) recebiam missões de investigação de um rádio de onde apenas ouviam a voz de Charlie, o chefe da Agência, que nunca aparecia. Era John Bosley (David Doyle), o homem de confiança de Charlie, que tratava pessoalmente os assuntos da missão com as moças.

Porém, esta foi a primeira e mais famosa formação do grupo, mas não a única. Jill participou apenas da primeira temporada, sendo substituída na segunda por Kris (Cheryl Ladd). Mesmo assim, a personagem de Farrah Fawcett voltou a aparecer na série em algumas ocasiões, mas em participações especiais. Na quarta temporada, saiu Sabrina Duncan e entrou Tiffany Welles (Shelley Hack), que não agradou e foi logo trocada por Julie Rogers (Tanya Roberts). Esta ficou na série até o final, ao lado de Kris e Kelly, a única pantera que ficou do início ao fim.

No Brasil, a série foi exibida primeiro pela Rede Globo, em faixas como "Quarta Nobre", e depois, já em reprise, na "Sessão Aventura", no horário da tarde. Ainda, no início dos anos 1990 foi exibida pela TV Gazeta. Depois de mais de dez anos fora da TV aberta brasileira, "As Panteras" retornaria em 2004 através da Rede 21. Nesse meio tempo, durante os anos 1990 a série foi apresentada no Brasil pelo canal por assinatura Fox. Atualmente a serie pode ser assistida no canal por assinatura TCM.
"As Panteras" ainda viraram desenho animado, na produção de Hanna-Barbera "Capitão Caverna e as Panterinhas" ("Teens Angels and Capitain Caverman", no original), desenho que seguia um esquema de episódios semelhante ao "Scooby Doo", e que, vira e mexe, aparece na programação infantil do SBT. Ainda renderam os recentes longas "As Panteras" e "As Panteras 2 - Detonando", com Cameron Diaz, Lucy Liu e Drew Barrymore. Mais: "As Panteras" foi a inspiração para o desenho "Três Espiãs Demais", exibido pela Globo, e para a divertida série "As Espiãs" ("She Spies"), que satirizava as séries de investigação.

Memória em Série: Publicada toda segunda-feira.

Nenhum comentário: