quinta-feira, 4 de junho de 2009

"São os caçadores de aventura: u-uh!"


"DuckTales - Os Caçadores de Aventura" foi a primeira série de animação produzida pela Disney para a televisão. A série mostra os três sobrinhos do pato Donald, Huguinho, Zezinho e Luizinho, vivendo com o milionário tio Patinhas, enquanto Donald serve a Marinha.
Patinhas é o pato mais rico do mundo. Ele vive em Patópolis, junto com os sobrinhos, que são escoteiros-mirins. Na companhia deles, uma série de personagens divertidos e clássicos: a governanta Madame Patilda, o motorista e mordomo Leopoldo, o cientista professor Pardal e o "às" da aviação, o divertido Capitão Boing. Outros amigos aparecem às vezes, como o pato Asnézio, o gorducho amigo do capitão Boing, e a pequena patinha Patrícia. O pato Donald faz participações esporádicas.

E como nem tudo são flores, há ainda uma série de vilões prontos para dar o golpe em Patinhas e tomar-lhe sua fortuna. A principal vilã é a bruxa Maga Patalógica, que vive a inventar feitiços para roubar a moedinha nº 1 de Patinhas. A tal moedinha foi a primeira moeda que Patinhas ganhou, e ele acredita que ela trouxe sorte, já que ficou rico a partir dela. Por isso, a guarda como um tesouro. Maga Patalógica acredita que os poderes de sorte da moedinha serão úteis para seus feitiços. Ela conta com a ajuda dos Irmãos Metralha, os mais perigosos (e mais idiotas) bandidos de Patópolis.

Ficaram famosas as cenas de Patinhas mergulhando num mar de moedinhas, que ele guarda com toda segurança em sua Caixa Forte, no centro de Patópolis. Outra curiosidade é que, na versão nacional da série, realizada pela Herbert Richers, a música de abertura é cantada por Luiz Ricardo, um dos principais atores a encarnar o palhaço Bozo no Brasil. Hoje, Luiz é garoto-propaganda do carnê do Baú da Felicidade e substituto de Silvio Santos no SBT.

O SBT, aliás, foi a primeira emissora brasileira a exibir "DuckTales", entre 1988 e 1996. A série passou por praticamente todos os infantis da emissora, como "Bozo", "Show Maravilha" e "Bom Dia e Cia", tornando-se um marco na infância da geração 1980.

"DuckTales" foi produzida entre 1987 e 1990, totalizando 100 episódios. Além da série também foi produzido um longa metragem, intitulado "Duck Tales e o Tesouro da Lâmpada Perdida", lançado em 1990, logo após o término da série. E, para a alegria dos saudosos de plantão, a série voltou a ser exibida no Brasil, desta vez pela Globo, diariamente no infantil "TV Globinho". É a chance de matar as saudades desta querida animação. E mais: a chance da nova geração conhecer e se divertir com os antológicos personagens Disney, já que o sucesso de "DuckTales" na TV foi, sem dúvidas, essencial para o sucesso das revistas da Disney no Brasil.

Animação em série: publicado toda quinta-feira.

Nenhum comentário: