quinta-feira, 18 de junho de 2009

"Tem a cor amarela e espirra a água?"


"Bob Esponja" é, hoje, uma das principais séries de animação da televisão mundial. O desenho, original da Nickelodeon, nasceu no canal infantil mas, graças ao seu humor non sense, conquistou telespectadores de várias idades.

Bob Esponja Calça Quadrada é uma esponja do mar, mas com aparência de esponja de cozinha. A criatura amarela e quadrada é divertida e ingênua, vivendo feliz no fundo do mar, mais precisamente num abacaxi na Fenda do Bikini. Bob Esponja trabalha como mestre-cuca na lanchonete Siri Cascudo, cujo proprietário é o senhor Siri Gueijo, sujeito bonachão que só pensa em dinheiro. Ali, Bob Esponja produz os melhores hambúrgueres de siri de toda a cidade, o que desperta a inveja de Plankton, o dono do bar rival Balde de Lixo.

Mas nem só de trabalho vive Bob Esponja. Ele adora brincar com os amigos, o tapado Patrick Estrela, uma estrela-do-mar cor-de-rosa, e Sandy Bochecha, um esquilo que vive numa bolha de ar. Bob adora o vizinho Lula Molusco, um polvo ranzinza que toca clarinete e faz de tudo para evitar encontrar a esponja. Missão quase impossível, visto que os dois trabalham juntos no Siri Cascudo.

O grande barato de "Bob Esponja" é a série não se levar a sério em nenhum momento. Situações inusitadas e absurdas, referências pop, além de sátiras de filmes e séries, tudo é permitido em "Bob Esponja". E não tem jeito: as gargalhadas são inevitáveis a cada novo episódio, daí a empatia da série com públicos de todas as idades. "Bob Esponja" é como "Pernalonga": todo mundo gosta!

A série foi criada por Stephen Hillenburg para o canal Nickelodeon em 1999 e está no ar até hoje, já emplacando seis temporadas. No Brasil, estreou primeiro na Nick para depois ganhar a TV aberta, em exibições na Globo. O sucesso demorou: a Globo estreou a animação às 7 horas da manhã de sábado, em 2001, no extinto programa "Bambuluá". Somente no ano seguinte é que o desenho passou a ser exibido diariamente, na "TV Globinho", "Xuxa no Mundo da Imaginação" e "TV Xuxa". Apesar de a emissora sempre procurar modificar as atrações da "TV Globinho" de tempos em tempos, "Bob Esponja" é sempre presença garantida, entre reprises e episódios inéditos, o que demonstra a boa aceitação do personagem no país. O sucesso da série levou os personagens ao cinema, no divertidíssimo "Bob Esponja - O Filme".

Além do sucesso da série, "Bob Esponja" é sucesso comercial. O personagem estampa todo tipo de badulaque, entre brinquedos, materiais escolares e produtos de limpeza. Há até uma esponja de banho com o sorrisão de Bob.

No próximo dia 17 de julho, "Bob Esponja" comemora 10 anos de existência. Para comemorar a data, uma estátua do personagem (foto abaixo) está em turne mundial e desembarca no Brasil nesta semana. A estátua, de 4,5 metros, já passou pela Holanda, França, Austrália e México. No Brasil, ficará exposta no Parque Villa Lobos (Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001), em São Paulo, de 19 a 28 de junho. A entrada é gratuita. A estátua também passará pelo Rio de Janeiro, de 1º a 19 de julho, no Pão de Açúcar (Av. Pasteur, 520), um dos principais cartões postais da cidade. Crianças de seis a 12 anos pagam R$ 22 pelo bilhete do bondinho (até 5 anos a viagem é gratuita). Adulto desembolsa R$ 44.

Animação em Série: publicada toda quinta-feira.

Nenhum comentário: