quarta-feira, 24 de junho de 2009

Séries na grade: como confiar?


Semana passada, comemorei aqui neste mesmo espaço a alegria de poder rever a primeira temporada de "The OC" no início das noites de sábado no SBT. E desejei que o repeteco permanecesse mais um pouquinho que fosse na grade flutuante dos sábados do SBT (dos sábados, bem entendido; durante a semana, faz tempo que a emissora não mexe na grade... um avanço e tanto).
Mas parece que eu estava adivinhando: a série já saiu do ar e nem foi exibida no último sábado. Assim, meu apelo foi dado "às paredes". Mais: se algum internauta não sabia que "The OC" estava sendo reprisada e, ao ler o TV Aberta em Série da semana passada, se animou à passar a acompanhar a reprise, deu com os burros n'água, como se diz. A eles, peço desculpas. Recebi a informação da alteração na grade apenas na sexta-feira. Pensei até em publicar um "Plantão" avisando, mas achei melhor guardar o assunto para esta quarta-feira, dia que a TV aberta é a pauta do blog.

Acompanhar seriados em TV aberta é assim mesmo: sempre uma grande aventura! Nunca se sabe o que nos espera na próxima semana. Sua série pode não mais estar no ar. Mas não podemos ser injustos: a situação melhorou MUITO! Nos anos 1990 até meados de 2000, série na TV aberta era ainda mais inconstante. Basta lembrar das exibições tortas realizadas pela Globo com programas como "Lois & Clark", "Barrados no Baile", "Dawson's Creek" e "Buffy, a Caça-Vampiros". No SBT, "Hércules" e "Xena" mudavam de horário toda semana! Foram exibidos no horário nobre de quartas e sextas, nas manhãs de domingo, nas tardes de sábado, enfim! Na Record, foi um sacrifício acompanhar "Arquivo X", pois os episódios eram exibidos apenas nas semanas em que os programadores estavam de bom humor. Caso contrário, o "Passando a Limpo" de Bóris Casoy invadia a noite de domingo e avisava que, "excepcionalmente", a série não seria exibida naquele dia.

Hoje as coisas estão melhores, sem dúvidas. O SBT fixou horários e, salvo exceções, os cumpre, sobretudo nas séries da madrugada e manhãs de domingo. É só notar que "Smallville" está no ar aos domingos desde 2002 e continua lá. Tudo bem, agora está fora do ar, mas foi uma maneira que a emissora encontrou de evitar uma segunda reprise do sétimo ano (que foi menor em função da greve dos roteiristas em 2007/08). Assim que "Kyle" terminar, não duvido que Clark Kent e cia voltem em episódios inéditos. É só ter paciência e lembrar que as estreias das novas temporadas de "Smallville" sempre começam entre julho e agosto na emissora.

A Globo também fixou sua faixa de séries nas madrugadas, durante as férias do Jô. Quem acompanha "Lost" pela TV aberta sabe bem que a série voltará no próximo verão. Já há uma fidelização do público, o que não acontecia anos atrás. O mesmo vale para a Record, que fixou uma faixa de séries à meia-noite e costuma respeitar seu público. É só lembrar que, quando "Heroes" foi exibido por ali, a emissora não se mostrou muito satisfeita com os índices de audiência apresentados. Mesmo assim, exibiu toda a primeira temporada até o final. Em outros tempos, a série seria cortada sem dó nem piedade. Mas vale um adendo: até hoje não se sabe quando (e se) a segunda temporada será exibida. A emissora também prometeu novos episódios de "Psych" e, até agora, nada. E as séries de domingo vivem sendo canceladas, como foi o caso de "Um Maluco na TV". Chato isso.

Voltando às tardes de sábado no SBT: a emissora cancelou as reprises de "Lances da Vida" e "The OC" e os substituiu por "Mais que uma Família" e "Cory na Casa Branca". A primeira já foi exibida mais de uma vez na rede. É uma sitcom interessante, mas tem apenas uma temporada. Já a segunda é uma das "meninas dos olhos" da atual grade da emissora, exibida diariamente em dois horários com bons índices de audiência. Mas reprise por reprise, ainda sinto falta das frases cheias de ironia e referências pop de Seth Cohen...

TV Aberta em série: Publicada toda quarta-feira.

Nenhum comentário: