quinta-feira, 25 de junho de 2009

Um divertido futuro!


"Os Jetsons" é uma das mais divertidas séries de animação de todos os tempos. A produção de Hanna-Barbera foi produzida entre 1962-63 e 1985-87, trazendo incríveis aventuras de uma família que vivia no futuro. "Jetsons", portanto, funcionou como um contraponto a outra família de sucesso: "Os Flintstones", que vivia na idade da pedra.

A família vivia num longínquo futuro onde as distâncias entre os planetas diminuiu consideravelmente. As casas são suspensas, os carros voam, os robôs ajudam no serviço doméstico e aparelhos como o videofone são comuns (mas eles não previam a webcam... hehe). Neste cenário, vivia a típica família americana: o pai, George Jetson, era o protagonista da maioria dos episódios, sempre às voltas com o apertado orçamento doméstico e enfrentando o chefe ranzinza, o sr. Spacely; a mãe, Jane Jetson, é a típica esposa: mãezona amorosa e tem como passatempo predileto fazer compras com o cartão de crédito do marido. Há ainda os filhos, Judy e Elroy Jetson; ela, uma típica adolescente às voltas com amigos, namorados, colégio e compras; ele, um pequeno gênio, capaz de inventar todo tipo de máquina. A família se completa com o cão, Astro, que costuma fazer suas caminhadas numa esteira fixada na lateral do prédio; e a empregada, Rosie, um robô com bastante senso de responsabilidade.

"Os Jetsons" fez muito sucesso no Brasil, onde foi exibido pelo canal Excelsior e pelo SBT. Nesta última, passou por praticamente todos os programas infantis exibidos entre o final dos anos 1980 até meados dos anos 1990. Várias das "tecnologias" apresentadas na série já estão obsoletas nos dias de hoje; entretanto, algumas ainda estão guardadas para um futuro distante, como os carros voadores. Na verdade, a série brinca com um futuro idealizado por todos nós, quando o universo se tornará uma aldeia e a tecnologia tomará de vez o cotidiano (sendo esta última uma realidade cada vez mais presente).

E algumas tecnologias criadas para "Os Jetsons", na verdade, foram inventadas para facilitar a vida dos desenhistas. Lembra que os personagens sempre se moviam através de esteiras móveis, que apareciam tanto no chão do apartamento onde viviam, até nos shoppings centers e nas ruas? Pois é. Aquilo foi uma maneira que os desenhistas encontraram para "economizar" os movimentos dos personagens e, assim, diminuir a quantidade necessária de desenhos por segundo. Vale lembrar que os estúdios Hanna-Barbera foram craques em realizar séries de animação com poucos movimentos, o que pode ser observado em movimentos que se repetem nas pernas dos personagens em "Os Flintstones" ou "Pepe Legal", por exemplo, além do mesmo cenário que se repete a cada "passeio".

"Os Jetsons" ainda foram protagonistas de longa-metragens. Um dos mais famosos por aqui é "Os Flintstones e os Jetsons se Encontram", em que Elroy cria uma máquina do tempo e a família do futuro acaba indo parar na pré-história, onde conhecem Fred, Vilma e cia. Este longa é, até hoje, reapresentado em nossa TV aberta costumeiramente. Atualmente, seus direitos de exibição pertencem ao SBT.

Em meados dos anos 1990, quando foi lançado o longa live-action de "Os Flintstones", muito se falou sobre um provável filme com atores reais de "Os Jetsons". Porém, na época, o projeto não foi levado adiante. Mas, ao que parece, isso está prestes a acontecer. O diretor Robert Rodriguez (de "Spy Kids", "Sin City" e "Um Drink no Inferno") pretende começar as filmagens de "Os Jetsons" no próximo ano. Só nos resta esperar para saber que atores darão vida a George, Jane, Judy e Elroy... Porque o senhor Spacely, todos já apostam na escalação de DannyDeVitto, a própria encarnação do personagem animado. Será?

Como sonhar não custa nada, achei essa montagem ao lado na internet, com Gilliam Anderson, a Scully de "Arquivo X", caracterizada como Jane Jetson. Mas, lembrando, trata-se de uma imagem "fake" publicada pelo site Jovem Nerd. Ainda não há qualquer informação oficial sobre o elenco do longa. Mas que ficou legal ficou, não é?

Aliás, o site também sugere Steve Carrel como George e Kaley Cuoco como Judy. Porém, a escalação mais curiosa feita pelo site foi Alessandra Maestrini como Rosie. Pra quem não conhece, Maestrini interpreta a empregada Bozena na série global "Toma Lá Dá Cá". Hehehe... Divertido!

Animação em Série: Publicada toda quinta-feira.

Nenhum comentário: