terça-feira, 9 de junho de 2009

Um ano no Tele História


Amanhã, dia 10 de junho, a coluna Séries em Série completa um ano aqui no TH. Passou bem rápido, mas foi um tempo muito bom. Desde aquele primeiro texto sobre “Pushing Daisies” até este especial de aniversário, comentei aqui sobre uma série (opa!) de programas, nacionais e importados, impressões pessoais e técnicas, de um jeito que eu gosto de escrever: sempre baseado na análise e na comparação.

O Séries em Série começou com o meu projeto de conclusão de curso da faculdade de jornalismo. Em março do ano passado, passei a estudar a história e a evolução da narrativa seriada. A escolha do tema do meu trabalho não foi fácil: eu sabia que falaria sobre televisão, já que material de pesquisa não me falta. Mas falar sobre séries seria um desafio, já que meus estudos anteriores sempre foram voltados à TV nacional, que ainda não tem muita tradição na área (embora tenha produzido muita coisa boa; só neste ano tivemos pelo menos três boas estreias). Séries americanas sempre foram um entretenimento que aprecio desde criança, mas estudar a respeito era algo que eu nunca tinha feito. Não sabia quem eram os criadores e produtores executivos, o que eles já tinham feito antes, enfim, nenhuma informação para a elaboração de um embasamento crítico.

Mas foi só começar a pesquisa para eu entrar de vez neste universo. Ainda engatinho na crítica nesta área, mas este pouco mais de um ano de pesquisa absoluta (além da promessa feita a mim mesmo de assistir a, pelo menos, um episódio de qualquer programa por dia) me permitiu compreender muito mais estes programas e como são feitos. Foi daí que me veio a ideia desta coluna, ideia esta abraçada imediatamente pela equipe do Tele História.

Assim, Séries em Série seria, primeiro, o nome de um livro-guia que escrevi como TCC, mas, na prática, começou mesmo por aqui no TH. O livro está pronto, leva o mesmo nome deste espaço, mas deve permanecer inédito, pelo menos por enquanto (pena...). Mas ele é bem legal, cheio de informações históricas, programas recentes, fichas com elenco e produção, trechos de entrevistas com atores e produtores retiradas da imprensa e ainda a análise crítica de quatro especialistas no assunto: Etienne Jacintho (colunista do Estadão), Fernanda Furquim (da Revista TV Séries e autora do livro As Maravilhosas Mulheres das Séries Americanas), Ale Rocha (do blog Poltrona) e Amaruk Seta (da extinta revista Crash). E tem várias fotos bacanas.

Já a coluna completa um ano e continua firme e forte aqui no TH, toda terça. E o título ainda aparece em meus blogs, o Tele-Visão e o Séries em Série. Por isso, nesta data em que comemoro um ano neste espaço, só tenho a agradecer à toda a equipe do Tele História, pela bela oportunidade; e a todos que me acompanham, seja aqui ou nos meus blogs, para discutir televisão, que é um assunto que todo mundo gosta de dar um pitaco que seja. Afinal, de médico, de louco, de técnico da seleção brasileira e de crítico de TV todo mundo tem um pouco! Valeu!

Séries em Série é a coluna assinada por este jornalista publicada toda terça no portal Tele História (http://www.telehistoria.com.br/) .

Nenhum comentário: