segunda-feira, 15 de junho de 2009

A inesquecível dupla do Planeta Diário


"Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman" foi mais uma incursão do herói dos quadrinhos Superman na televisão. A série fez sucesso nos anos 1990 ao mostrar tramas simples que valorizavam mais a relação entre Clark e Lois do que o "heroísmo" em si. Assim, bebeu da fonte de tramas que apostavam na relação de amor e ódio entre casais protagonistas, como a clássica "A Gata e o Rato".

"Lois & Clark" começa com a chegada de Clark ao Planeta Diário e como se tornou parceiro da intrépida repórter Lois Lane. Lois, vivida magistralmente por Teri Hatcher, não se conformava em ter que aguentar um novato recém-saído do interior. Assim, ela descarregava sua indignação em forma de ironia, o que divertia Clark, papel de Dean Cain. Além da chegada de Clark à Metropolis, o episódio-piloto em formato de telefilme mostrou ainda como Clark se tornou Superman. Detalhe para a cena em que a série tira sarro de si mesma, quando Martha Kent (K. Callan) costura o uniforme do Superman e pergunta ao filho se ele não será reconhecido. Clark mostra à mãe como fica "diferente" quando está sem seus óculos e Martha faz um olhar tipo "sei, sei" irônico. Muito bom!
Lex Luthor, principal inimigo do Superman, também aparece em "Lois & Clark", interpretado por John Shea. Lex, em versão cabeluda, é personagem fixo apenas na primeira temporada. Nas temporadas seguintes, a série se volta ao recurso do "vilão da semana". Valia tudo: alienígenas, cientistas malucos, bandidos inteligentíssimos etc. Porém, como já foi dito, a graça da série era a relação entre Lois e Clark, o que deixou os fãs das HQs do personagem decepcionados.

Quando "Lois & Clark" foi exibida no Brasil com o título "As Novas Aventuras do Superman" pela Globo, o herói mudava definitivamente de nome no Brasil, onde era conhecido como Super-Homem. As próprias HQs passaram a utilizar o nome original do personagem, assim como os desenhos animados e os filmes que surgiram posteriormente.

Durante as quatro temporadas da série, o espectador acompanhou a evolução do relacionamento entre os protagonistas, que chegaram a se casar. O casamento de ambos, aliás, rendeu vários episódios em que houve a tentativa mas, por um motivo ou outro, acabava não dando certo. A demora aconteceu porque os produtores da série e os roteiristas das HQs tentaram realizar o casamento do personagem ao mesmo tempo nas duas mídias, o que obrigou os produtores da série a esperarem até casar os dois. As tentativas foram tantas que o episódio em que o casamento finalmente acontece se chama "Juramos por Deus, Desta Vez Não É Brincadeira", uma brincadeira dos roteiristas que tinha tudo a ver com o clima da série.

Os roteiristas cumpriram a promessa do título e realmente o casamento aconteceu. E foi aí que a série começou a cambalear. Alguns acharam que o casamento de Lois e Clark enfraqueceu os personagens. Mesmo assim, uma quinta temporada era prevista, já que a série termina quando o casal recebe um bebê, que seria o filho deles vindo do futuro. Este seria o gancho do quinto ano, que não aconteceu.

Mesmo assim, "Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman" tornou-se um clássico recente da TV. O tom de comédia romântica da série conseguiu atrair novos fãs para o personagem. Dean Cain e Teri Hatcher chegaram a vir ao Brasil para gravar um comercial de sandálias, tamanho o sucesso. Outro ponto a ser considerado eram os divertidos coadjuvantes, como Jimmy Olsen (que teve dois intérpretes, Michael Landes e Justin Whalin) e o editor do Planeta e fã de Elvis Presley Perry White (Lane Smith). Porém, a Globo não respeitou muito os fãs da atração, fazendo inúmeras mudanças de horário. "Lois & Clark" ainda foi reprisada pelo Warner Channel e pelo SBT que, vira e mexe, exibe o episódio-piloto como filme no "Cinema em Casa". Porém, a série completa foi lançada em DVD no Brasil, um consolo para os amantes dela, que não se importavam com os efeitos especiais um tanto toscos e não se cansaram de seguir o casal de repórteres em suas inúmeras matérias.
Memória em série: publicado toda segunda-feira.

Um comentário:

Unknown disse...

Não consigo assistir a "Desperate Housewives" sem lembras das "Aventuras de Lois e Clark"...