terça-feira, 30 de junho de 2009

Que trama de “Smallville” renderia um spin-off?


Há poucos dias, saiu a notícia, no site Estrelando, de que a The CW, emissora que exibe “Smallville” nos Estados Unidos, teria encomendado aos produtores da série um spin-off. Pra quem não sabe, spin-off é uma série originada de outra série. Fiquei pensando nas possibilidades que um spin-off da série poderia oferecer.

Não faz muito tempo que fiz uma análise sobre “Smallville” aqui neste espaço. Na ocasião, disse que, apesar de gostar da série, torcia logo por uma conclusão definitiva. A verdade é que a proposta inicial da série era narrar a adolescência de Clark Kent. E de adolescente ele não tem mais muita coisa. Já é repórter, já flerta com a Lois, já está ficando famoso em Metropolis... Ele só volta para Smallville mesmo para dormir!

Portanto, um spin-off pode ser uma maneira de se abrir novas possibilidades sem ficar preso à proposta inicial. A série tem vários personagens bacanas que poderiam render um novo seriado. Mas este spin-off também poderia manter os personagens principais, por que não? Quando Clark finalmente vestir sua capa vermelha e voar pelas ruas de Metropolis, enquanto atua como repórter do Planeta Diário, a série deixa de ser “Smallville” para se tornar uma nova série do “Homem de Aço”, porém com os mesmos atores. Seria até interessante, desde que os roteiristas conseguissem encontrar um rumo diferenciado ao mostrado até aqui, pois não adianta só mudar o nome da série e ficar no “mais do mesmo”.

Outra possibilidade seria uma série protagonizada pelo Arqueiro Verde. Oliver Queen é um ótimo personagem e seria uma boa continuar a acompanhá-lo em suas viagens e missões. Justin Hartley, portanto, podia reprisar o papel. Um caso a se pensar.

Chloe Sullivan também é uma grande personagem, que talvez rendesse numa nova atração. Porém, ela renderia mais se ainda atuasse como repórter. Nessa fase de ajudar os infectados eu já não sei...

Na verdade, a emissora teve a ideia de encomendar um spin-off porque, apesar das críticas, “Smallville” é um bom produto para sua grade e uma de suas maiores audiências. E, claro, não é fácil abrir mão de um sucesso.
Porém, a série dificilmente passará do seu nono ano. Além do desgaste natural, o canal avisou que o programa passará a ser exibido nas noites de sexta, o pior dia para séries na TV americana. Ou seja, morte certa! Atualmente, “Smallville” é exibido nas noites de quinta, faixa que passará a ser de “Vampire Diaries”, nova série prevista para estrear em setembro. Pelo visto, a nova série, que será um drama vampiresco com elementos teen, é a grande aposta da emissora para se tornar o novo carro-chefe do canal. Se isso acontecer mesmo, aí não será necessário spin-off de “Smallville” nenhum.

Séries em Série é a coluna semanal assinada por este jornalista, publicada toda terça-feira no portal Tele História (http://www.telehistoria.com.br/).

Nenhum comentário: