terça-feira, 30 de junho de 2009

Séries em Série Viu: "True Blood", 2ª temporada


SÉRIES EM SÉRIE VIU os dois primeiros episódios da nova temporada de "True Blood", que deve estrear no Brasil em julho. E o blog faz um breve comentário sobre a nova saga que se inicia. Lembrando, claro, que falaremos sobre uma leva ainda inédita na televisão brasileira, ou seja, vem SPOILERS por aí. Se você não curte, termine a leitura AGORA!

SPOILERS! SPOILERS! SPOILERS! SPOILERS!

Gostei de ver que Lafayette está vivo. Foi surpreendente saber que o corpo encontrado no carro de Andie era da falsa exorcista que curou a mãe de Tara do alcoolismo. Daí já emendo a emoção da senhora ao saber quem era a morta. Bela cena!

Falando em Tara, posso estar enganado, mas parece que ela é o principal foco da temporada. Afinal, foi através dela que aquela assistente social saída dos "contos de fada" apareceu, a tal da Maryann. Ainda não se sabe muito sobre ela, mas seu passado com Sam Merlotte apareceu. O metamorfo, então, deve ficar sob os holofotes desde agora. Legal!

Outros pontos positivos são Jason Stackhouse e Eric. Jason é um idiota, isso a gente já sabe! Agora enveredando para o lado da religião, fica ainda mais engraçado. A série aborda vários aspectos da fé, como a fé que cura mostrada pela mãe de Tara, e a fé que conforta, e conforto é o que Jason vem buscando. Jason, aliás, tinha tudo para ser um personagem vazio. Mas "True Blood" é tão surpreendente que ele se mostra complexo. No segundo episódio, o irmão de Sookie se mostra cada vez mais envolvido com a religião, mas teme que o seu passado venha a tona. Eric, o xerife dos vampiros, também é interessante e merece mais destaque. No segundo episódio, participa de uma das cenas mais engraçadas, quando encontra Bill Compton na loja de roupas...

O casal Sookie e Bill parece viver num momento "discutindo a relação". Passaram boa parte dos dois primeiros episódios falando. Ora trocando juras de amor, ora brigando. Sookie não gostou de saber que Bill foi o responsável pela morte de um tio dela, aquele que a abusou anos atrás. Um problema que parecia enorme, a presença de Jessica, que foi transformada em vampiro por Bill, não se mostrou tão enorme assim. Sookie e ela até ensaiaram uma amizade. Porém, no segundo episódio, a moçoila levou a vampirinha até a casa da garota e o chega-prá-lá que ela deu no pai foi de arrepiar. E Bill invadiu a casa todo cheio de marra, culpando Sookie pelo ocorrido. Cheio de querer, não?

A segunda temporada de "True Blood" parece tão interessante e instigante quanto a primeira. E logo chega por aqui. Ainda bem!

Que trama de “Smallville” renderia um spin-off?


Há poucos dias, saiu a notícia, no site Estrelando, de que a The CW, emissora que exibe “Smallville” nos Estados Unidos, teria encomendado aos produtores da série um spin-off. Pra quem não sabe, spin-off é uma série originada de outra série. Fiquei pensando nas possibilidades que um spin-off da série poderia oferecer.

Não faz muito tempo que fiz uma análise sobre “Smallville” aqui neste espaço. Na ocasião, disse que, apesar de gostar da série, torcia logo por uma conclusão definitiva. A verdade é que a proposta inicial da série era narrar a adolescência de Clark Kent. E de adolescente ele não tem mais muita coisa. Já é repórter, já flerta com a Lois, já está ficando famoso em Metropolis... Ele só volta para Smallville mesmo para dormir!

Portanto, um spin-off pode ser uma maneira de se abrir novas possibilidades sem ficar preso à proposta inicial. A série tem vários personagens bacanas que poderiam render um novo seriado. Mas este spin-off também poderia manter os personagens principais, por que não? Quando Clark finalmente vestir sua capa vermelha e voar pelas ruas de Metropolis, enquanto atua como repórter do Planeta Diário, a série deixa de ser “Smallville” para se tornar uma nova série do “Homem de Aço”, porém com os mesmos atores. Seria até interessante, desde que os roteiristas conseguissem encontrar um rumo diferenciado ao mostrado até aqui, pois não adianta só mudar o nome da série e ficar no “mais do mesmo”.

Outra possibilidade seria uma série protagonizada pelo Arqueiro Verde. Oliver Queen é um ótimo personagem e seria uma boa continuar a acompanhá-lo em suas viagens e missões. Justin Hartley, portanto, podia reprisar o papel. Um caso a se pensar.

Chloe Sullivan também é uma grande personagem, que talvez rendesse numa nova atração. Porém, ela renderia mais se ainda atuasse como repórter. Nessa fase de ajudar os infectados eu já não sei...

Na verdade, a emissora teve a ideia de encomendar um spin-off porque, apesar das críticas, “Smallville” é um bom produto para sua grade e uma de suas maiores audiências. E, claro, não é fácil abrir mão de um sucesso.
Porém, a série dificilmente passará do seu nono ano. Além do desgaste natural, o canal avisou que o programa passará a ser exibido nas noites de sexta, o pior dia para séries na TV americana. Ou seja, morte certa! Atualmente, “Smallville” é exibido nas noites de quinta, faixa que passará a ser de “Vampire Diaries”, nova série prevista para estrear em setembro. Pelo visto, a nova série, que será um drama vampiresco com elementos teen, é a grande aposta da emissora para se tornar o novo carro-chefe do canal. Se isso acontecer mesmo, aí não será necessário spin-off de “Smallville” nenhum.

Séries em Série é a coluna semanal assinada por este jornalista, publicada toda terça-feira no portal Tele História (http://www.telehistoria.com.br/).

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Séries do SBT com futuro incerto


Muita coisa aconteceu na televisão brasileira nas últimas semanas. Gugu foi, Eliana voltou, Justus chegou, enfim! Foi uma mudança de endereço generalizada. E todas as movimentações vistas nos últimos dias podem respingar nas séries que o SBT exibe em horário nobre.

A emissora, por meio de sua assessoria de imprensa, divulgou a nova grade do horário nobre de segunda a sexta-feira que começa a valer a partir do dia 6 de julho. A grade prevê "Hebe" às segundas, 23h, "Show do Milhão" e "SBT Repórter" às quartas, 22h30, e "A Praça É Nossa", às quintas, 23h. "O Exterminador do Futuro", "Ugly Betty" e "Grey's Anatomy", as atuais atrações das faixas, não aparecem. E não se sabe o que vai acontecer com elas.

A grade divulgada pela emissora mostra apenas o horário nobre de segunda a sexta. Assim, as séries, talvez, poderiam ser encaixadas nos finais de semana. Mas a verdade é que não há nada confirmado. Daniela Beyruti, diretora artística do SBT, postou em seu Twitter que "O Exterminador do Futuro" termina nesta semana (hoje, 29). Quanto a "Ugly Betty" e "Grey's Anatomy", ela disse que a emissora ainda está estudando as possibilidades. Torça pra que a possibilidade de as séries saírem do ar não esteja sendo considerada.

"Ugly Betty" e "Grey's Anatomy" estão no ar há um ano na emissora. Estrearam quando o SBT optou por passar a sua linha de shows para a faixa das 20 horas, no chamado "SBT Show". Ambas estão apresentando episódios inéditos na TV aberta. Já "O Exterminador do Futuro" estreou em maio, substituindo o jornalístico "SBT Realidade", que saiu do ar depois que Ana Paula Padrão deixou a emissora para assinar com a Record.

Mulheres em ação


Em homenagem a atriz Farrah Fawcett, o Memória em Série desta semana relembra a série "As Panteras". Um clássico da televisão mundial, a série foi criação de um dos principais criadores de séries de todos os tempos, Aaron Spelling, para a rede ABC, e teve cinco temporadas, de 1976 a 1981.

"As Panteras", que no original se chamava "Charlie's Angel", era protagonizado por três belas e inteligentes mulheres que trabalhavam na Agência de Detetives Charles Townsend. A cada semana, Sabrina Duncan (Kate Jackson), Kelly Garret (Jaclyn Smith) e Jill Munroe (Farrah Fawcett) recebiam missões de investigação de um rádio de onde apenas ouviam a voz de Charlie, o chefe da Agência, que nunca aparecia. Era John Bosley (David Doyle), o homem de confiança de Charlie, que tratava pessoalmente os assuntos da missão com as moças.

Porém, esta foi a primeira e mais famosa formação do grupo, mas não a única. Jill participou apenas da primeira temporada, sendo substituída na segunda por Kris (Cheryl Ladd). Mesmo assim, a personagem de Farrah Fawcett voltou a aparecer na série em algumas ocasiões, mas em participações especiais. Na quarta temporada, saiu Sabrina Duncan e entrou Tiffany Welles (Shelley Hack), que não agradou e foi logo trocada por Julie Rogers (Tanya Roberts). Esta ficou na série até o final, ao lado de Kris e Kelly, a única pantera que ficou do início ao fim.

No Brasil, a série foi exibida primeiro pela Rede Globo, em faixas como "Quarta Nobre", e depois, já em reprise, na "Sessão Aventura", no horário da tarde. Ainda, no início dos anos 1990 foi exibida pela TV Gazeta. Depois de mais de dez anos fora da TV aberta brasileira, "As Panteras" retornaria em 2004 através da Rede 21. Nesse meio tempo, durante os anos 1990 a série foi apresentada no Brasil pelo canal por assinatura Fox. Atualmente a serie pode ser assistida no canal por assinatura TCM.
"As Panteras" ainda viraram desenho animado, na produção de Hanna-Barbera "Capitão Caverna e as Panterinhas" ("Teens Angels and Capitain Caverman", no original), desenho que seguia um esquema de episódios semelhante ao "Scooby Doo", e que, vira e mexe, aparece na programação infantil do SBT. Ainda renderam os recentes longas "As Panteras" e "As Panteras 2 - Detonando", com Cameron Diaz, Lucy Liu e Drew Barrymore. Mais: "As Panteras" foi a inspiração para o desenho "Três Espiãs Demais", exibido pela Globo, e para a divertida série "As Espiãs" ("She Spies"), que satirizava as séries de investigação.

Memória em Série: Publicada toda segunda-feira.

sábado, 27 de junho de 2009

Yvonne Strahovski & Alex O’Loughlin

Yvonne Strahovski


Yvonne Strzechowski nasceu em 30 de julho de 1982 em Maroubra, Sydney, New South Wales, Austrália.

No cinema, participou dos filmes “Gone”, “The Plex” e “The Canyon”.


Na TV, estreou numa série australiana. Ficou famosa ao encarnar a agente da CIA Sarah Walker, coprotagonista de “Chuck”. Adotou o nome artístico Yvonne Strahovski a pedido do produtor da série, Josh Schwartz, por ser mais fácil de pronunciar.


Alex O’Loughlin

Alexander O'Lachlan, conhecido como Alex O’Loughlin, nasceu em 24 de agosto de 1976 em Camberra, na Austrália.


O ator começou sua carreira no teatro. No cinema, participou de filmes como “The Oyster Farmer”, “Fome Assassina”, que co-produziu, e em “Man-Thing”.


Na televisão, participou da minissérie “The Incredible Journey of Mary Bryantviveu”, da série “The Shield” e viveu o vampiro Mick St John, protagonista da série “Moonlight”. Atualmente está no elenco da nova série “Three Rivers”.


Galeria em série: Publicada todo sábado.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

HBO re-exibirá "Alice"


O canal HBO vai reapresentar o seriado nacional "Alice". Protagonizada por Andréia Horta, a série tem como proposta mostrar o que aconteceria se a Alice dos contos de fada se perdesse em São Paulo, ao invés do País das Maravilhas.

Alice é uma guia turístico que vive em Palmas, TO. Ela vai à São Paulo depois que seu pai seu pai, que mora na capital paulista, morre. Porém, o que seria apenas uma viagem burocrática se torna algo maior. Alice não consegue voltar a Palmas no dia previsto. E vai ficando. Ficando. Ficando.

A jovem acaba atraída pela vida paulistana. A cidade aparece em cena como poucas vezes fora vista na TV. As noites, a vida cultural, os tipos, enfim. Alice deixou um noivo em Palmas, mas isso não é um empecilho para novas aventuras sexuais. Entre os destaques da série estão Regina Braga, como a tia Luli, e Walderez de Barros, como dona Glícia, avó de Alice. Além da jovem Daniela Piepszyk, que vive Regina Célia, a meia-irmã de Alice. Daniela pode ser vista hoje em "Tudo Novo de Novo", vivendo Carol, filha de Clara (Julia Lemmertz).

Pra quem não viu, fica aí a chance de ver essa bela produção nacional e original da HBO. A reprise de "Alice" começa no dia 20 de julho, de segunda a sexta, às 20 horas. Vale a pena.

Mistéééééérios...

Um fim de semana pede um agito, certo? Mas agito não é sinônimo de balada: pode ser aventura, mistério e diversão. Se você gosta disso tudo, ainda mais quando aparecem juntos, então são pra você as dicas deste final de semana. É pra se jogar no sofá e embarcar na farra!

Pra começar, que tal uma série sobre um nerd que se torna agente do FBI? É como colocar uma criança para morar numa loja de brinquedos, não é? Então divirta-se com o box da 1ª temporada de “Chuck”. Conheça Chuck Bartowski, um nerd muito hábil no computador, não anda exatamente com a cabeça no lugar. O que é uma coisa boa. Desde que, acidentalmente, segredos governamentais roubados foram baixados em seu cérebro, sua vida passou a ser repleta de ação e aventura, acompanhada de perto por uma agente secreta muito atraente. O que, ao mesmo tempo, também é ruim. Porque agora, Chuck está em perigo 24 horas por dia. Os produtores executivos Josh Schwartz (de “The OC - Um Estranho no Paraíso” e “Gossip Girl”) e McG (de “The OC” e “Supernatural”) fundem engenhocas tecnológicas, golpes de arte marcial, fugas arrojadas e belas espiãs em trajes sumários para darem vida a esta comédia sobre um nerd comum. Ou quase isso...

Investigações emocionantes também estão no box da 6ª temporada da premiadíssima “Lei e Ordem – Special Victims Unit”, que acaba de ser lançado. Os detetives Olivia Benson (Mariska Hargitay) e Elliot Stabler (Christopher Meloni) tem os mais complicados casos envolvendo crimes sexuais que culminam com o envolvimento do Exército dos EUA com uma droga experimental que tem transformado singelos e apaixonados maridos em máquinas de matar. Criada por Dick Wolf, que produziu e escreveu diversos capítulos da franquia “Law & Order”, a série continua discutindo casos policiais de grande repercussão e entretendo todos que gostam de um bom programa policial.

Fim de semana em série: publicada toda sexta-feira.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Morre Farrah Fawcett


LOS ANGELES (Reuters) - A atriz Farrah Fawcett, estrela do seriado "As Panteras" na década de 1970, morreu na quinta-feira após uma longa batalha contra o câncer, disse seu companheiro, o ator Ryan O'Neal. Ela tinha 62 anos.

Dona de um enorme sorriso e de longos cabelos loiros, Farrah, um dos maiores símbolos sexuais da década de 1970, teve diagnosticado um câncer anal no final de 2006. Ela morreu em um hospital de Los Angeles após ter sido internada no início desta semana.

"Após uma longa e brava batalha contra o câncer, nossa amada Farrah faleceu. Apesar de ser um momento extremamente difícil para sua família e seus amigos, nós nos confortamos com os lindos momentos que passamos com Farrah através dos anos e do conhecimento de que sua vida trouxe alegria para tantas pessoas pelo mundo", disse O'Neal em um comunicado.

O câncer de Fawcett se espalhou para o fígado em 2007, provando-se resistente aos inúmeros tratamentos médicos a que ela se submeteu na Alemanha e na Califórnia.

Um divertido futuro!


"Os Jetsons" é uma das mais divertidas séries de animação de todos os tempos. A produção de Hanna-Barbera foi produzida entre 1962-63 e 1985-87, trazendo incríveis aventuras de uma família que vivia no futuro. "Jetsons", portanto, funcionou como um contraponto a outra família de sucesso: "Os Flintstones", que vivia na idade da pedra.

A família vivia num longínquo futuro onde as distâncias entre os planetas diminuiu consideravelmente. As casas são suspensas, os carros voam, os robôs ajudam no serviço doméstico e aparelhos como o videofone são comuns (mas eles não previam a webcam... hehe). Neste cenário, vivia a típica família americana: o pai, George Jetson, era o protagonista da maioria dos episódios, sempre às voltas com o apertado orçamento doméstico e enfrentando o chefe ranzinza, o sr. Spacely; a mãe, Jane Jetson, é a típica esposa: mãezona amorosa e tem como passatempo predileto fazer compras com o cartão de crédito do marido. Há ainda os filhos, Judy e Elroy Jetson; ela, uma típica adolescente às voltas com amigos, namorados, colégio e compras; ele, um pequeno gênio, capaz de inventar todo tipo de máquina. A família se completa com o cão, Astro, que costuma fazer suas caminhadas numa esteira fixada na lateral do prédio; e a empregada, Rosie, um robô com bastante senso de responsabilidade.

"Os Jetsons" fez muito sucesso no Brasil, onde foi exibido pelo canal Excelsior e pelo SBT. Nesta última, passou por praticamente todos os programas infantis exibidos entre o final dos anos 1980 até meados dos anos 1990. Várias das "tecnologias" apresentadas na série já estão obsoletas nos dias de hoje; entretanto, algumas ainda estão guardadas para um futuro distante, como os carros voadores. Na verdade, a série brinca com um futuro idealizado por todos nós, quando o universo se tornará uma aldeia e a tecnologia tomará de vez o cotidiano (sendo esta última uma realidade cada vez mais presente).

E algumas tecnologias criadas para "Os Jetsons", na verdade, foram inventadas para facilitar a vida dos desenhistas. Lembra que os personagens sempre se moviam através de esteiras móveis, que apareciam tanto no chão do apartamento onde viviam, até nos shoppings centers e nas ruas? Pois é. Aquilo foi uma maneira que os desenhistas encontraram para "economizar" os movimentos dos personagens e, assim, diminuir a quantidade necessária de desenhos por segundo. Vale lembrar que os estúdios Hanna-Barbera foram craques em realizar séries de animação com poucos movimentos, o que pode ser observado em movimentos que se repetem nas pernas dos personagens em "Os Flintstones" ou "Pepe Legal", por exemplo, além do mesmo cenário que se repete a cada "passeio".

"Os Jetsons" ainda foram protagonistas de longa-metragens. Um dos mais famosos por aqui é "Os Flintstones e os Jetsons se Encontram", em que Elroy cria uma máquina do tempo e a família do futuro acaba indo parar na pré-história, onde conhecem Fred, Vilma e cia. Este longa é, até hoje, reapresentado em nossa TV aberta costumeiramente. Atualmente, seus direitos de exibição pertencem ao SBT.

Em meados dos anos 1990, quando foi lançado o longa live-action de "Os Flintstones", muito se falou sobre um provável filme com atores reais de "Os Jetsons". Porém, na época, o projeto não foi levado adiante. Mas, ao que parece, isso está prestes a acontecer. O diretor Robert Rodriguez (de "Spy Kids", "Sin City" e "Um Drink no Inferno") pretende começar as filmagens de "Os Jetsons" no próximo ano. Só nos resta esperar para saber que atores darão vida a George, Jane, Judy e Elroy... Porque o senhor Spacely, todos já apostam na escalação de DannyDeVitto, a própria encarnação do personagem animado. Será?

Como sonhar não custa nada, achei essa montagem ao lado na internet, com Gilliam Anderson, a Scully de "Arquivo X", caracterizada como Jane Jetson. Mas, lembrando, trata-se de uma imagem "fake" publicada pelo site Jovem Nerd. Ainda não há qualquer informação oficial sobre o elenco do longa. Mas que ficou legal ficou, não é?

Aliás, o site também sugere Steve Carrel como George e Kaley Cuoco como Judy. Porém, a escalação mais curiosa feita pelo site foi Alessandra Maestrini como Rosie. Pra quem não conhece, Maestrini interpreta a empregada Bozena na série global "Toma Lá Dá Cá". Hehehe... Divertido!

Animação em Série: Publicada toda quinta-feira.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

"Smallville" pode ganhar spin-off


"Smallville" deve mesmo ter seu fim na próxima temporada, que será a nona. Motivos para esta conclusão não faltam: além de o canal The CW ter programado a nova fase da série para as noites de sexta-feira (considerado o pior horário para séries na TV americana), é fato que a série enfrenta um desgaste natural.

Mesmo assim, as aventuras do jovem Clark Kent são um bom negócio para o canal, visto que a série é um dos principais produtos de sua grade. Assim sendo, já existe uma ala que defenda um spin-off da série para estrear ao fim de "Smallville". As possibilidades mais evidentes são: manter o elenco e o mote da série, mas desta vez mudando-a definitivamente para Metropolis e com Clark Kent finalmente assumindo a identidade de Superman; ou apostar nas aventuras do Arqueiro Verde e lançar uma série protagonizada por Justin Hartley, que vive Oliver/Arqueiro. Lembrando que essas duas possibilidades são mera especulação deste blog. Mas é fato que a ideia de um spin-off existe, segundo o site Entertainment Weekly.

Na nona temporada de "Smallville", Clark Kent enfrentará novo vilão: nada menos que o general Zod. O novo personagem será vivido pelo ator inglês Callum Blue, o Mason de "Dead Like Me", e visto na primeira temporada de "The Tudors", bem como em "Secret Diary of a Call Girl", segundo informação de Fernanda Furquim.

Séries na grade: como confiar?


Semana passada, comemorei aqui neste mesmo espaço a alegria de poder rever a primeira temporada de "The OC" no início das noites de sábado no SBT. E desejei que o repeteco permanecesse mais um pouquinho que fosse na grade flutuante dos sábados do SBT (dos sábados, bem entendido; durante a semana, faz tempo que a emissora não mexe na grade... um avanço e tanto).
Mas parece que eu estava adivinhando: a série já saiu do ar e nem foi exibida no último sábado. Assim, meu apelo foi dado "às paredes". Mais: se algum internauta não sabia que "The OC" estava sendo reprisada e, ao ler o TV Aberta em Série da semana passada, se animou à passar a acompanhar a reprise, deu com os burros n'água, como se diz. A eles, peço desculpas. Recebi a informação da alteração na grade apenas na sexta-feira. Pensei até em publicar um "Plantão" avisando, mas achei melhor guardar o assunto para esta quarta-feira, dia que a TV aberta é a pauta do blog.

Acompanhar seriados em TV aberta é assim mesmo: sempre uma grande aventura! Nunca se sabe o que nos espera na próxima semana. Sua série pode não mais estar no ar. Mas não podemos ser injustos: a situação melhorou MUITO! Nos anos 1990 até meados de 2000, série na TV aberta era ainda mais inconstante. Basta lembrar das exibições tortas realizadas pela Globo com programas como "Lois & Clark", "Barrados no Baile", "Dawson's Creek" e "Buffy, a Caça-Vampiros". No SBT, "Hércules" e "Xena" mudavam de horário toda semana! Foram exibidos no horário nobre de quartas e sextas, nas manhãs de domingo, nas tardes de sábado, enfim! Na Record, foi um sacrifício acompanhar "Arquivo X", pois os episódios eram exibidos apenas nas semanas em que os programadores estavam de bom humor. Caso contrário, o "Passando a Limpo" de Bóris Casoy invadia a noite de domingo e avisava que, "excepcionalmente", a série não seria exibida naquele dia.

Hoje as coisas estão melhores, sem dúvidas. O SBT fixou horários e, salvo exceções, os cumpre, sobretudo nas séries da madrugada e manhãs de domingo. É só notar que "Smallville" está no ar aos domingos desde 2002 e continua lá. Tudo bem, agora está fora do ar, mas foi uma maneira que a emissora encontrou de evitar uma segunda reprise do sétimo ano (que foi menor em função da greve dos roteiristas em 2007/08). Assim que "Kyle" terminar, não duvido que Clark Kent e cia voltem em episódios inéditos. É só ter paciência e lembrar que as estreias das novas temporadas de "Smallville" sempre começam entre julho e agosto na emissora.

A Globo também fixou sua faixa de séries nas madrugadas, durante as férias do Jô. Quem acompanha "Lost" pela TV aberta sabe bem que a série voltará no próximo verão. Já há uma fidelização do público, o que não acontecia anos atrás. O mesmo vale para a Record, que fixou uma faixa de séries à meia-noite e costuma respeitar seu público. É só lembrar que, quando "Heroes" foi exibido por ali, a emissora não se mostrou muito satisfeita com os índices de audiência apresentados. Mesmo assim, exibiu toda a primeira temporada até o final. Em outros tempos, a série seria cortada sem dó nem piedade. Mas vale um adendo: até hoje não se sabe quando (e se) a segunda temporada será exibida. A emissora também prometeu novos episódios de "Psych" e, até agora, nada. E as séries de domingo vivem sendo canceladas, como foi o caso de "Um Maluco na TV". Chato isso.

Voltando às tardes de sábado no SBT: a emissora cancelou as reprises de "Lances da Vida" e "The OC" e os substituiu por "Mais que uma Família" e "Cory na Casa Branca". A primeira já foi exibida mais de uma vez na rede. É uma sitcom interessante, mas tem apenas uma temporada. Já a segunda é uma das "meninas dos olhos" da atual grade da emissora, exibida diariamente em dois horários com bons índices de audiência. Mas reprise por reprise, ainda sinto falta das frases cheias de ironia e referências pop de Seth Cohen...

TV Aberta em série: Publicada toda quarta-feira.

terça-feira, 23 de junho de 2009

"Nip/Tuck" chega ao fim


Os casos bizarros que batem à porta da McNamara/Troy estão chegando ao fim. A Fox anunciou o final da série "Nip/Tuck", um dos mais baixos, explosivos e deliciosos seriados da televisão mundial, informou o site Estrelando.

O anúncio foi feito neste final de semana. A série já tem sua sexta e última temporada totalmente gravada, com 19 episódios. Porém, a estreia da nova leva de episódios acontecerá somente no ano que vem. Assim, 2010 e, talvez, 2011, serão os últimos anos da série criada por Ryan Murphy.

Ao longo de sua trajetória, "Nip/Tuck" provocou polêmica ao narrar a nada fofa trama envolvendo Christian Troy e Sean McNamara, grandes amigos e sócios de uma clínica de cirurgia plástica. Os enredos trazem uma corrosiva crítica à indústria da beleza a qualquer preço e expõe a inversão de valores da sociedade. De maneira um tanto ousada! Não faltam, em "Nip/Tuck", tórridas cenas de nudez e sexo, bem como violência e uso de drogas.

Ryan Murphy, o criador da série, agora se dedica à "Glee", novo show com estreia prevista para setembro nos EUA.

O final feliz é o começo para "Californication"


Causou-me certa estranheza o final da primeira temporada de “Californication”. Afinal, Hank sequestrando Karen no dia do casamento da moçoila e fugindo com ela e Becca, como num final de uma comédia romântica... Aquilo não tinha nada a ver com a série! Que loucura!

Claro que essa foi a minha primeira ideia ao ver aquele episódio, ainda empolgado e sem pensar direito. Em outras palavras, subestimei os roteiristas da série. Depois, ao assimilar as ideias, pensei: “claro, isso é ‘Californication’! A segunda temporada há de surpreender”.

Eis que a segunda temporada chega ao Brasil, num atraso sem muita lógica promovido pelo Warner Channel, e o clima “Californication” é despejado sobre nós sem dó nem piedade. Na verdade, o gancho do final do primeiro ano foi um belo mote para uma nova leva de situações a la Hank Moody. Ele e Karen sempre se amaram, isso é óbvio, mas não conseguem ficar juntos! E isso fica bem claro no decorrer deste segundo ano.

“Californication”, neste segundo ano, parece querer desmistificar o estigma do final feliz. O que nos faz pensar logo nos “felizes para sempre” dos contos de fada. O que de fato aconteceu quando Branca de Neve e o Príncipe se casaram? E a Bela Adormecida, continua dormindo bastante? “Californication”, em seu segundo ano, desmonta a tese da felicidade absoluta.

Obviamente, a série está longe de ser um conto de fadas e Hank Moody também está beeeem longe de ser um príncipe encantado (embora uma colega minha seja completamente apaixonada por ele... por que será que elas sempre gostam dos cafajestes?). Ainda bem! É o estranho charme emanado pelo personagem de David Duchovny que faz de “Californication” uma das séries mais interessantes da atualidade.

Aliás, seria injusto não falar dos coadjuvantes: Charlie se aventurando pelo cinema pornô é qualquer nota! E Becca descobrindo o amor... coitado do Hank!

Não se perca no segundo ano de “Californication”: no ar pelo Warner Channel toda quinta-feira, às 22 horas. São dois episódios inéditos seguidos por semana.

Séries em Série é a coluna semanal assinada por este jornalista, publicada toda terça no portal Tele História (http://www.telehistoria.com.br/).

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Globo define elenco de "Cinquentinhas"


A Globo define o elenco de "Cinquentinhas", sua nova série com estreia prevista para o segundo semestre. As personagens principais serão vividas por Suzana Vieira, Renata Sorrah e Marília Gabriela, mulheres acima dos cinquenta anos que não admitem a idade que tem. Em comum, elas tem o ex-marido, tipo que deve ser vivido por José Wilker.

Antonio Fagundes estava cotado para o personagem, que morre no primeiro episódio, mas o ator deixou o projeto para se dedicar à próxima novela das sete, em que será o personagem principal.

Além do trio principal, Marília Pera também participará da atração. Uma das novidades da série pode ser a presença de Fabio Assunção. O ator, que deixou a novela "Negócio da China" no ano passado para tratar de problemas de saúde, é um forte candidato à um dos papéis da série. Daniele Winits também deve participar.

"Cinquentinhas" tem texto de Aguinaldo Silva e direção de Wolf Maya. Deve ter oito episódios a serem exbidos nas noites de sexta, faixa hoje ocupada por "Tudo Novo de Novo". Além de "Cinquentinhas", a Globo ainda guarda para o segundo semestre as séries "Aline" e "Ó Paí, Ó".

Eles são doidos demais!


"Os Normais" foi uma das mais bem sucedidas sitcoms produzidas pela televisão brasileira. A série, criada por Alexandre Machado e Fernanda Young, narrava as aventuras de um casal de noivos que se intitulavam absolutamente "normais". Foi exibida entre 2001 e 2003.

Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres) são noivos a sete anos. Os dois viviam típicas aventuras de casais, com muito amor, ciúmes, traição... A série brincava com situações de fácil identificação do público, e era marcado pelos diálogos rápidos e inteligentes. Um exemplo: a primeira fatia do pão de forma rendeu uma bela discussão do casal. Rui queria jogá-la fora, mas Vani o alertou que jogar pão fora é pecado. Porém, Rui argumentou que a primeira fatia ficaria no pacote até que ele todo se acabasse e, depois, iria para o lixo de qualquer maneira. Assim, ele só estava adiantando os fatos. É ou não é uma situação comum? Ou você nunca fez isso com o pacote de pão de forma? Se não, provavelmente conhece alguém que faz. A-há!

Rui era metódico e ligeiramente malandro. Vani era completamente neurótica. Entre os episódios clássicos, não há como esquecer do dia em que Vani decidiu experimentar (no caso, provar, ou seja, comer) uma cera de depilação e ficou com a colher grudada na boca. Ou ainda quando Rui e Vani cuidam de um garotinho, tentando distraí-lo com a mais bizarra coreografia da "dança do passarinho" já vista!

Na última temporada, em 2003, a série ganha outros dois personagens fixos: a professora Maristela (Graziella Moretto) e o músico Bernardo (Selton Mello). O quarteto reunido também aprontou poucas e boas. Inesquecível a cena em que eles imitavam um "telegrama animado" vestidos de mexicanos e cantando uma canção que dizia: "ay, ay, ay, ay... está chegando a 'huera'". Hilário!

"Os Normais" ficou no ar entre 2001 e 2003, com várias pausas em sua trajetória. Rendeu 71 episódios e um filme para o cinema. É o tema do Memória em Série desta semana pois, além de ser uma das mais queridas séries nacionais de todos os tempos, voltará às telas do cinema em seu segundo longa metragem, com estreia prevista para este ano. Os criadores querem que Rui e Vani sejam protagonistas de uma trilogia, portanto deve haver um terceiro filme logo na sequência. Com o lançamento do segundo filme, alguns órgãos de imprensa chegaram a anunciar que uma nova temporada da série seria produzida para a TV, a ser lançada junto com o longa. Infelizmente, a notícia não se confirmou. Entre as séries previstas para serem exibidas no segundo semestre na Globo, "Os Normais" não foi incluída.

Pelo menos teremos mais loucuras de Rui e Vani nos cinemas. O primeiro filme é sensacional, e o segundo não deve ser diferente. Oba!

Memória em série: publicada toda segunda-feira.

sábado, 20 de junho de 2009

Ali Larter & Milo Ventimiglia



Ali Larter



Alison Elizabeth "Ali" Larter nasceu em Cherry Hill, em 28 de Fevereiro de 1976 e é uma atriz e modelo estadunidense.

Ali Larter começou a carreira como modelo aos 13 anos e viajou o mundo todo antes de se mudar para Nova York. Alguns anos mais tarde mudou-se para Los Angeles, onde atualmente reside, para estudar interpretação.

No cinema, participou dos filmes “Marcação Cerrada”, “Premonição”, “Premonição 2”, “Legalmente Loira”, “De Repente é Amor”, “Jovens Justiceiros”, “A Casa dos Maus Espíritos”, “Resident Evil 3: Extinção”, “Marigold” e no independente “Crazy”. Na TV, está na série “Heroes”, na pele de Nikki Sanders.

Milo Ventimiglia



Milo Anthony Ventimiglia nasceu em Anaheim, Califórnia, no dia 8 de julho de 1977 e é um ator norte-americano.

No cinema, participou de filmes como “Game”, “Rocky Balboa”, “Jogo Mortal” e “Ela É Demais”. Na TV, fez participações em “American Dreams”, “Gilmore Girls”, “CSI”, “Sabrina, Aprendiz de Feiticeira” e “Um Maluco no Pedaço”. Atualmente vive Peter Petrelli em “Heroes”.

Galeria em série: publicada todo sábado.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

"Grey's Anatomy": George sai; Izzie fica


As especulações sobre a continuidade de Katherine Heigl e T. R. Knight, a Izzie e o O’Malley em Grey’s Anatomy chegaram ao fim. A atriz deve permanecer na próxima temporada. O ator, não.

O site Entertainment Weekly garantiu que ele já assinou a liberação de seu contrato com a emissora ABC. Portanto, o Seattle Grace não deve mais contar com George em seus quadros na próxima temporada. Já Katherine Heigl, mesmo depois das reclamações públicas sobre os rumos de Izzie na trama, renovou seu contrato com a produção, segundo nota de Fernanda Furquim, da Revista TV Séries. Menos mal... Perder os dois numa tacada só seria chato...

Às gargalhadas

Nada como passar o fim de semana rindo e se divertindo, não é mesmo? É por isso que o Fim de Semana em Série desta sexta-feira chega com sugestões hilárias. É pra deitar no sofá e não parar de rir.

E se rir é a lei, nada melhor que um re-encontro com o advogado Will Truman (Eric McCormack). Só ele não: a decoradora Grace Adler (Debra Messing) também está nessa, no novo box de “Will & Grace”. A oitava e última temporada da premiadíssima comédia deve ser lançada no país até o final deste mês, então fica como sugestão adiantada para os próximos finais de semana. Will e Grace continuam engraçadíssimos neste gran finale, em histórias envolventes e inteligentes. E destaque para a outra dupla famosa da série, Jack (Sean Hayes) e Karen (Megan Mullally) que, como sempre, roubam a cena. Se a ansiedade para rever o quarteto já pegou você, procure hoje mesmo as temporadas anteriores, todas disponíveis para venda e locação.

Mas nem só de saudades se faz um final de semana. Outra comédia que continua firme e forte, mas que merece sempre ser vista e revista é “Two and a Half Men”. Na quinta temporada da série, Charlie (Charlie Sheen) se torna a alegria da garotada ao compor músicas infantis na pele de Charlie Waffles. Alan (Jon Cryer) finalmente encontra a mulher perfeita - que por acaso está saindo com Charlie. Jake (Angus T. Jones) começa nova fase no colégio, armado com os melhores e mais úteis conselhos que Alan e Charlie poderiam dar. Evelyn (Holland Taylor) faz juras de amor na frente de um juiz de paz pela quinta vez (com muitos convidados para a cerimônia e muitos policiais para a festa). E, como sempre, Berta (Conchata Ferrell) lida com tudo isso como se estivesse em uma mesa de pôquer com uma quadra de ases nas mãos.
Um belo programa familiar...

Pra encerrar, mais animação no final de semana em “Bob Esponja – Os 10 Melhores Momentos”. O disco reúne alguns dos melhores episódios da série, como quando Bob Esponja conhece Sandy e passa por apuros dentro de sua bolha de ar; ou ainda quando Lula Molusco planeja e apresenta um Show de Talentos no Siri Cascudo. Non sense puro. Hilário!

Fim de semana em série: publicado toda sexta-feira.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Peter Gallagher e Kathleen Turner em "Californication"


A segunda temporada de "Californication" finalmente estreou no Brasil pela Warner e está bombando. A série que narra as aventuras sexuais de Hank Moody (David Duchovny) continua divertindo. Hank é uma figura! A cara que ele fez quando Karen o encontrou com o nariz "onde não foi chamado" (se é que vocês me entendem...) no primeiro episódio desta safra foi qualquer nota!

Nos EUA, começam a pipocar informações sobre o terceiro ano da série. Vários novos atores já foram confirmados no ano 3. Os mais interessantes são Kathleen Turner e Peter Gallagher. A primeira, uma das "rainhas" da "Sessão da Tarde", será chefe de uma agência onde Charlie (Evan Handler) vai trabalhar. Já o segundo, famoso por viver Sandy Cohen em "The OC" (e também por ficar dormindo por boa parte do filme "Enquanto Você Dormia", com Sandra Bullock), será um dos alunos de Hank. É isso mesmo, aluno! No terceiro ano, Hank atacará como professor universitário. Isso não vai prestar... Viva!

"Californication" receberá, também, Ed Westwick, de "Gossip Girl", e Diana Farr, de Numb3rs. Mas enquanto o terceiro ano não chega, a gente continua se divertindo com o segundo, no ar toda quinta-feira (é hoje!) às 22 horas, no Warner. Lembrando que a emissoa está exibindo dois episódios inéditos por dia, às 22h e às 22h30. Hoje à noite irão ao ar o terceiro e o quarto episódio do segundo ano.

"Tem a cor amarela e espirra a água?"


"Bob Esponja" é, hoje, uma das principais séries de animação da televisão mundial. O desenho, original da Nickelodeon, nasceu no canal infantil mas, graças ao seu humor non sense, conquistou telespectadores de várias idades.

Bob Esponja Calça Quadrada é uma esponja do mar, mas com aparência de esponja de cozinha. A criatura amarela e quadrada é divertida e ingênua, vivendo feliz no fundo do mar, mais precisamente num abacaxi na Fenda do Bikini. Bob Esponja trabalha como mestre-cuca na lanchonete Siri Cascudo, cujo proprietário é o senhor Siri Gueijo, sujeito bonachão que só pensa em dinheiro. Ali, Bob Esponja produz os melhores hambúrgueres de siri de toda a cidade, o que desperta a inveja de Plankton, o dono do bar rival Balde de Lixo.

Mas nem só de trabalho vive Bob Esponja. Ele adora brincar com os amigos, o tapado Patrick Estrela, uma estrela-do-mar cor-de-rosa, e Sandy Bochecha, um esquilo que vive numa bolha de ar. Bob adora o vizinho Lula Molusco, um polvo ranzinza que toca clarinete e faz de tudo para evitar encontrar a esponja. Missão quase impossível, visto que os dois trabalham juntos no Siri Cascudo.

O grande barato de "Bob Esponja" é a série não se levar a sério em nenhum momento. Situações inusitadas e absurdas, referências pop, além de sátiras de filmes e séries, tudo é permitido em "Bob Esponja". E não tem jeito: as gargalhadas são inevitáveis a cada novo episódio, daí a empatia da série com públicos de todas as idades. "Bob Esponja" é como "Pernalonga": todo mundo gosta!

A série foi criada por Stephen Hillenburg para o canal Nickelodeon em 1999 e está no ar até hoje, já emplacando seis temporadas. No Brasil, estreou primeiro na Nick para depois ganhar a TV aberta, em exibições na Globo. O sucesso demorou: a Globo estreou a animação às 7 horas da manhã de sábado, em 2001, no extinto programa "Bambuluá". Somente no ano seguinte é que o desenho passou a ser exibido diariamente, na "TV Globinho", "Xuxa no Mundo da Imaginação" e "TV Xuxa". Apesar de a emissora sempre procurar modificar as atrações da "TV Globinho" de tempos em tempos, "Bob Esponja" é sempre presença garantida, entre reprises e episódios inéditos, o que demonstra a boa aceitação do personagem no país. O sucesso da série levou os personagens ao cinema, no divertidíssimo "Bob Esponja - O Filme".

Além do sucesso da série, "Bob Esponja" é sucesso comercial. O personagem estampa todo tipo de badulaque, entre brinquedos, materiais escolares e produtos de limpeza. Há até uma esponja de banho com o sorrisão de Bob.

No próximo dia 17 de julho, "Bob Esponja" comemora 10 anos de existência. Para comemorar a data, uma estátua do personagem (foto abaixo) está em turne mundial e desembarca no Brasil nesta semana. A estátua, de 4,5 metros, já passou pela Holanda, França, Austrália e México. No Brasil, ficará exposta no Parque Villa Lobos (Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001), em São Paulo, de 19 a 28 de junho. A entrada é gratuita. A estátua também passará pelo Rio de Janeiro, de 1º a 19 de julho, no Pão de Açúcar (Av. Pasteur, 520), um dos principais cartões postais da cidade. Crianças de seis a 12 anos pagam R$ 22 pelo bilhete do bondinho (até 5 anos a viagem é gratuita). Adulto desembolsa R$ 44.

Animação em Série: publicada toda quinta-feira.